O turfe paranaense e brasileiro ficou mais triste na manhã deste domingo (30). Aos 75 anos, faleceu o titular do Stud AML, Artagão de Mattos Leão.

Nascido em Inácio Martins e bacharel em Direito, Artagão sempre foi um apaixonado pelos cavalos, paixão essa que deixou para os filhos, em especial para Tiago Mattos Leão.

Nas pistas sua farda “verde e preta” brilhou intensamente no Brasil e no exterior, quando venceu, por exemplo, em Dubai, com Nelore Porã. Ou quando correu o Gran Premio Latinoamericano, no Chile, com a égua Hassenah. Sua última grande conquista foi o Clássico Derby Paranaense (Listed) desse ano, com o cavalo Duc Noire.

Foi deputado estadual por dois mandatos – 1983 à 1991, quando assumiu o carga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.  Lá ficou por 31 anos, presidindo o TCE por duas vezes.

A Diretoria do Jockey Club do Paraná externa seus mais profundos sentimentos de pesar, desejando condolências a sua esposa, Cleri, assim como aos filhos Tatiana, Leonardo, Artagão e Tiago, aos demais familiares e amigos.

Foto: Galeria TCE.