Nesta quinta-feira (10), o Jockey Club do Paraná, como todos os anos, prestará homenagem a um dos mais importantes turfistas e criadores do Estado do Paraná.

Cinco potrancas de dois anos entrarão na pista para cumprir os 1.400 metros do primeiro duelo clássico de 2018 no Tarumã: o Clássico Alô Ticoulat Guimarães (L), segundo páreo do programa, com largada prevista para as 17:45h.

Conheça, abaixo, um pouco mais sobre o homenageado desta prova:

ALÔ TICOULAT GUIMARÃES (1903-1985), médico, político e professor. Alô Guimarães era neto do Visconde de Nácar; descendia de família histórica do Paraná. Nasceu na cidade de Curitiba, no dia 12 de dezembro de 1903. Seu pai, o General Theodorico Gonçalves Guimarães, foi deputado estadual em várias legislaturas da Primeira República. Formou-se em Medicina em 1927 na Universidade do Paraná, especializando-se em Psiquiatria. Em 1930 estava entre os tenentes civis que apresentaram seus serviços ao Quartel General do Comando Revolucionário.

Era irmão de Acir Guimarães, deputado estadual em 1935 e federal em 1946 a 1948. Alô Guimarães iniciou sua carreira política em 1945, quando assumiu a prefeitura de Curitiba, sendo em seguida, abril de 1946, nomeado Vice-Presidente do Conselho Administrativo do Estado do Paraná. Foi um dos fundadores, em 15 de novembro de 1932, da Confederação dos Tinguis, partido político que tinha como principal objetivo combater o ambiente de desprestígio dos valores paranaenses e apoiar os princípios da Revolução de 1930.

Em 1935, assumiu a diretoria do Serviço Médico-Legal do Estado do Paraná, e a partir de 1936 foi professor da cadeira de clínica psiquiátrica da Faculdade de Medicina do Paraná, onde se formara. Foi Secretário de Saúde e Assistência Social, no governo de Moisés Lupion (1947-1951), e no pleito de outubro de 1950 foi primeiro suplente de deputado federal pelo Paraná, na legenda do Partido Social Democrático – PSD.

Assumiu a Secretaria do Interior e Justiça em 1951, e mais tarde a diretoria do Serviço Médico-Legal, cargo que deixou em 1952. No pleito de outubro de 1954, sempre na legenda do PSD, elegeu-se ao mesmo tempo deputado federal e suplente de Moysés Lupion, igualmente eleito senador. Convocado à Câmara dos Deputados, aí ocupou uma cadeira no final da legislatura, entre novembro de 1954 e janeiro de 1955, iniciando em seguida o mandato no Senado. Vice-líder do PSD nessa casa em 1962 e vice-presidente da Comissão de Saúde, concluiu o mandato em janeiro de 1963.

Em 1956 foi nomeado Secretário da Justiça. Foi ainda diretor do Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz e do Sanatório Bom Retiro. Foi membro e presidente da Associação Médica do Paraná e do Conselho da Cruz Vermelha; pertenceu ainda ao Centro de Estudos Franco da Rocha de São Paulo, à Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro e ao Centro de Letras do Paraná. Era casado com Nazira Surugi Guimarães, com quem teve dois filhos.

Publicou as seguintes obras: Cirrose hepática de Laenec combinada com mal de Bauti (1927), A ciência psiquiátrica (1938), Penitenciária Agrícola do Estado (1941), O significado humano da carreira médica (1947), O valor da cultura na formação espiritual dos médicos (1949) e O valor da previdência na vida do homem moderno.

Deixou a carreira política em março de 1964, após a deposição do presidente João Goulart, passando então a dedicar-se ao exercício da medicina e do magistério universitário, trabalhando em sua clínica psiquiátrica até o seu falecimento ocorrido no dia 4 de março de 1985, aos 82 anos. Alô Ticoulat Guimarães era membro da maçonaria paranaense, pertencendo à Loja Luz Invisível, e seu nome foi dado a uma rua de Curitiba situada no Bairro Uberaba.

Mandatos eletivos: Deputado Federal 1954 (PSD) e Senador 1955-63.

Foi proprietário do Haras Paraná e um dos responsáveis pelo incremento da criação de cavalos de corrida no estado. Foi também presidente do Jóquei Clube Paranaense em diversas oportunidades.

No inicio da década de 40, mais precisamente em 20 de Janeiro de 1944, registrou no Stud Book Brasileiro o Haras Paraná em sociedade com Farid Surugi, em uma área de quase 100 alqueires, situada no município de São José dos Pinhais, dotado de excelentes instalações e que viria a tornar-se um dos melhores criatórios do Puro Sangue Inglês no Paraná e uma referencia no mercado nacional. Entre alguns dos reprodutores que por lá se alojaram podemos relacionar alguns como: ZORRO (ARG), FAIR TRADER (ING), CUMELEN (ARG), PINHAL (BR), INDIAN CLASSIC (USA), KEKELÊ (ING).

Do seu plantel nos anos 50 já contava com mais de 30 reprodutoras; sempre aos cuidados do competente gerente, Sr. Heitor Berleze, pai do conhecido médico veterinário Duilio Berleze que lá se criou e adquiriu todo seu conhecimento e paixão pelo cavalo Puro Sangue Inglês.