Os potros que estrearem no próximo dia 20 darão um passo a frente para o calendário clássico de 2019. Com muitas provas em 2019, a geração 2016 terá diversos motivos para iniciar campanha e continuar cumprindo-a no Jockey Club do Paraná.

Nos três primeiros meses de 2019 serão três provas especiais. A primeira já na reunião do dia 10 de janeiro. Denominada Prova Especial Herminio Brunatto, será corrida em 800 metros – mesma distância da chamada do dia 20 – e claro, terão vantagens os animais que já tiverem estreado.

A chamada é para “produtos de 2 anos”, então mesmo o vencedor da prova chamada para o dia 20 – que conta com dotação de R$ 6.000,00 ao primeiro colocado – poderá ser novamente inscrito.

Em fevereiro será a vez de homenagear Jael Bergamaschi Barros, que fez história com seu Haras J.B.Barros. A Prova Especial que levará seu nome será corrida em 1.200 metros. Em março será a vez da Prova Especial Cidade de Curitiba, esta em 1.400 metros.

Depois das três “preparatórias” será a vez do Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente (Listed), primeira prova graduada para a geração 2016. Disputada em 1.200 metros, ela provavelmente unirá os melhores potros do Tarumã em um embate interessante.

Em maio será a vez de dividir os machos das fêmeas para o Clássico ABCPCC (Listed) e o Clássico Alô Ticoulat Guimarães (Listed). As duas provas serão corridas em 1.400 metros, sendo que a segunda é o criterium das potrancas.

Em junho, último mês desta geração correr com dois anos teremos uma das provas mais tradicionais do turfe paranaense, o Clássico Criadores – Criterium Paranaense (Listed). Em 1.600 metros, esta prova colocará nome no líder da geração de 2 anos do Jockey Club do Paraná.

Enfim, muitas provas para a nova geração. Vale ressaltar que os prêmios para os potros e potrancas de 2 anos é de R$ 6.000,00 ao vencedor, mesmo nas provas de enturmação. Quem será o líder da geração no Tarumã? Começaremos a saber a partir da reunião do dia 20. Que venha à pista a geração 2016.

*Fotos: Leopoldo Scremin.