Na próxima quinta-feira, o Jockey Club do Paraná prestará homenagem ao turfista, proprietário e Conselheiro do Clube, Harold Collin Junior, titular do Stud Taj Mahal. Ele dará nome ao 4º páreo da programação, previsto para as 18:45h.

Abaixo, um pouco de sua história, nas palavras do próprio homenageado:

HAROLD COLLIN  JUNIOR – Nascido em 1936, em Curitiba

Meu primeiro contato com o turfe deu-se aos 4 anos de idade, em 1940, através de meu pai, Harold Collin, turfista há muitos anos, que me levava ao Hipódromo do Guabirotuba para ver disputando as carreiras sua égua Argentina (Peter Pan e Badê), na época a “Rainha das Pistas Paranaenses”, treinada pelo Sr. Luis Cavichiolo.

(fonte: O Estado do Paraná, edição de 13/08/1995, página 14)

Aos 14 anos, frequentador assíduo das carreiras, já fazia minhas apostas, mesmo sendo severamente vigiado pelo comissário do Juizado de Menores. Quando completei 20 anos, já funcionário da Delegacia do Imposto de Renda, adquiri meu primeiro animal, o “Estudioso” (criação do Haras São Joaquim), que só alcançou vitórias em Uvaranas, Ponta Grossa.

Nas décadas seguintes sempre segui ligado ao turfe. Em 1994, junto com amigos, fundamos o “STUD TAJ MAHAL” que, algum tempo depois, passou exclusivamente para meu nome. O Taj Mahal teve um histórico de vitórias em muitas corridas e, inclusive, em 1998, ganhei as estatísticas de proprietário 1997/1998, totalizando 55 vitórias.

Dando sequência às minhas atividades turfísticas, competi com animais adquiridos do Haras Valente, de meu amigo Ítalo Trombini, que, em 2001, me proporcionaria a alegria da conquista da “Tríplice Coroa” do Hipódromo Paulistano, com o histórico cavalo “Roxinho”.

Sigo, até o presente momento, frequentando as carreiras e, igualmente, o jantar da “Cocheira Haras Valente”, de amigos que se reúnem às 2ªs feiras há mais de 35 anos.