Não a toa ele é considerado um dos melhores jóqueis do Brasil. Vencedor de provas graduadas em praticamente todos os hipódromos do país, Valmir Rocha protagonizou uma virada sensacional e levou as estatísticas de jóquei do Jockey Club do Paraná.

O domingo começou com Vicente Souza Paiva na liderança. Ele tinha 33 vitórias e 87 colocações, contra 31 vitórias e 55 colocações de Rocha. Mas logo na primeira carreira da reunião Rocha diminuiu a diferença, ao vencer com Campelanda.

Na quarta prova uma das “joqueadas” mais bonitas da reunião, quando Rocha ultrapassou Antonio Mesquita pilotando Lord Hill. O placar estava empatado, mas Paiva ainda levava vantagem no número de colocações.

Então veio a oitava prova da programação. Com Tom Maior, Rocha montava com 65 quilos, maior peso da tabela da reunião. E mesmo assim ele avançou pelo lado de fora para vencer Bebê Belo Brummel. Com esta vitória ele se sagrou campeão das estatísticas 2018/2019.

Em segundo ficou Vicente Paiva, que fez uma temporada espetacular. Depois chegaram Leandro da Silva Santos (19 vitórias e 62 colocações), Zeferino Moura Rosa (19 vitórias e 47 colocações), Marcos Ribeiro (14 vitórias), Sivaldo Santos (11 vitórias) e André Luiz Silva (10 vitórias).

Outras categorias:

Ademar de Barros Pereira venceu as estatísticas de treinadores, com 27 vitórias na temporada. Em segundo ficou Olívio Zantedeschi, com 20 vitórias e em terceiro Antenor Menegolo Neto, com 19 vitórias.

Entre os proprietários o Haras Rio Iguassu dominou amplamente o Tarumã. No total foram 19 vitórias e 37 colocações. Em segundo ficou o Haras Cima, com 12 vitórias e em terceiro o Stud Ajato, com 9 vitórias.

O campeão das estatísticas de criadores foi o Haras Ponta Porã, que venceu 19 corridas. Em segundo ficou o Haras Springfield, com 13 colocações a mais que o Haras Cima, já que ambos terminaram com 13 vitórias.

Tom Maior deu o título a Rocha e ainda levou como “cavalo com mais vitórias”.

Entre os animais o melhor foi Tom Maior, que chegou a sua quinta vitória ontem. A seguir vieram Canadian Boy, Tche Barbaridade e Gulliver, todos com quatro vitórias.

Por fim, o reprodutor campeão das estatísticas foi Pioneering, que alcançou 15 vitórias. Trinninberg ficou em segunda com 12 vitórias. Quem completou a “trifeta” foi Discreet Cat.

A próxima reunião, dia 07 de julho dará início a temporada turfística 2019/2020.

*Fotos: Estéfano Lessa.