Campeão e vice das estatísticas oficiais do Jockey Club do Paraná na temporada 19/20, V. Rocha e A. L. Silva marcarão presença no Clássico “ABCPCC” – (L), quarta prova do festival de quinta-feira. Verdadeiros artistas na arte de montar cavalos, obrigam o público turfista a considerar nos prognósticos grande parte de suas montarias, simplesmente pelo fato de serem eles os comandantes das rédeas.

Os dois jóqueis colecionam vitórias importantes na carreira, são comprometidos com a profissão e já estão deixando marcas eternas na história do turfe com suas conquistas. Acompanhe abaixo a entrevista que V. Rocha e A. L. Silva gentilmente concederam.

JCPR: Há quanto você é jóquei, e como surgiu a ideia de seguir a profissão?

V. Rocha: Sou jóquei há aproximadamente 35 anos, começando por intermédio do meu pai, que tinhas uns cavalinhos que ele corria na reta (no mato, risos).

A. L. Silva: Há 13 anos comecei em Curitiba, vindo de Paranaguá. Tenho 28 anos.

JCPR: Quantas estatísticas você já ganhou?

V. Rocha: No Jockey Club de Sorocaba (Quarto de Milha), ganhei duas consecutivamente. Depois comecei a montar no prado já com 32 anos de idade aqui no Paraná e ganhei cinco estatísticas, das quais quatro consecutivamente.

A. L. Silva: Ganhei três estatísticas, sendo duas normal e uma por eficiência.

JCPR: Qual é o jóquei que você se inspira?

V. Rocha: Difícil citar um, pois existem grandes nomes. J. Ricardo pela sua garra e determinação; Barroso era o que eu mais ouvia falar; Quintana também. Como sempre estive na reta e no Quarto de Milha, não conseguia acompanhar, não tinha a facilidade que tem hoje para estar inteirado.

A. L. Silva: José Aparecido.

JCPR: Qual o melhor cavalo que já montou?

V. Rocha: Montei muitos cavalos bons. Return Point – Quarto de Milha (montei 23, ganhei 21 e 2 vezes fui segundo colocado). Vôo Livre (Tríplice Coroado), First Amour, Schweinsteiger. E claro que não posso deixar de falar do Wenzel Blade, que me proporcionou uma das mais emocionantes vitórias da minha vida, e do Ilustre Senador. Ganhei o Bento com ele fui montar ele no Uruguai.

A. L. Silva: Euquemando e Galope Americano.

JCPR: No 4º páreo, Clássico “ABCPCC” – (L) você monta Najar do Iguassu. O que você espera dessa montaria?

V. Rocha: Espero uma boa corrida, acredito que ele corre melhor na grama, mas vamos fazer de tudo para colocá-lo bem.

JCPR: No 4º páreo, Clássico “ABCPCC” – (L) você monta Trivento. O que você espera dessa montaria?

A. L. Silva: Gosto muito da carreira.

JCPR: Você é o atual campeão das estatísticas do Jockey Club do Paraná e foi o 13º colocado no Jockey Club de São Paulo, com 25,9% de vitórias. A que você credita esse sucesso?

V. Rocha: Meu sucesso eu acredito que venha do meu trabalho, empenho e comprometimento.

*Foto: Felipe Neves