Principal momento da principal festa do turfe paranaense, o Grande Prêmio Paraná (gr.III) 2016 foi disputado há pouco em Curitiba. Vitória do grande favorito First Amour, 4 anos, filho de First American e Vieux Amour (Baronius), de criação do Haras Fronteira P. A. P. e propriedade do Haras Rio Iguassu.

Ganhador da corrida preparatória, Etzel (Pioneering) repetiu a tática de sua última corrida – e logo no pulo de partida foi para a ponta. First Amour corria em segundo e Bartholomeu (Job Di Caroline) era o terceiro. O trio destacou-se do restante do pelotão, que trazia Açuzão (Bonapartiste), Notável Macho (Macho Uno), Emperor Cat (Pioneering), Blessed Tiger (Amigoni), Béjart (Vettori) e No Ar (Pioneering) nas posições seguintes.

Na reta oposta, era perceptível que First Amour “pedia” rédeas a Valmir Rocha. Este, todavia, não fazia qualquer menção de acelerar sua montaria. Pelo contrário: ao passo que Bartholomeu forçou em busca do segundo lugar, Rocha deu uma “alça” no favorito, que sobrou para terceiro. No lance, o bridão conseguiu posicionar First Amour por fora de Etzel e Bartholomeu. Na curva, First Amour passou ao natural para segundo, e abriu caça a Etzel.

Abordada a reta final, Etzel desgarrou. Rocha, noutro lance de grande inteligência, permitiu que o ponteiro cruzasse a sua frente, de tal modo a impedir que First Amour fosse prejudicado. Colocando First Amour por dentro de Etzel, aí sim Rocha fez a partida em seu conduzido, na altura dos 400 metros finais.

E dali em diante coube a First Amour “deslizar” rumo à sua mais importante vitória. Com extrema facilidade, o castanho passou por Etzel e tratou de abrir confortável vantagem sobre Emperor Cat, o segundo colocado, no disco de sentença. No Ar foi o terceiro, ficando Etzel e Blessed Tiger com o complemento do marcador.

Treinado por Ademar de Barros Pereira (que a exemplo do Haras Rio Iguassu conquistou o bicampeonato da prova – já tendo vencido anteriormente com Jéca, em 2011), First Amour soma 9 vitórias em 10 corridas. Também ganhador do GP Antenor de Lara Campos (gr.III), do Clássico Derby Paranaense (L), das Provas Especiais Ciro Frare, Taça Pinheiro de Ouro e Sprinters Cup Diamond, First Amour parou os relógios em 2:09.50.

Fonte: ABCPCC – Foto: Marília Lemos