Dia 28 de outubro será empossada a nova diretoria da Sociedade de Médicos Veterinários de Equídeos do Paraná – SOMEVE-PR. A solenidade contará com uma mesa redonda que terá como tema a “Novos Desafios para o Controle da Anemia Infecciosa no Paraná”.

A Anemia Infecciosa Equina (AIE) faz parte da lista de doenças de notificação obrigatória da Organização Mundial da Saúde. Em 1968, foram notificados os primeiros casos da doença em território brasileiro, nos estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O pico da doença no Paraná ocorreu no ano de 2009, quando foram registrados 77 casos espalhados em 59 focos. Em 2015, foram registrados 28 casos espalhados em 25 focos. Como não há tratamento eficaz, o Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA) orienta que os animais acometidos pela doença sejam sacrificados e que a propriedade seja interdita em caso de foco de AIE.

O evento é organizado pela SOMEVE-PR e conta com o apoio da ACPCCP, SUPRA, ALISUL Alimentos, DROGAVET, Jockey Club do Paraná, Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná – SINDIVET-PR e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR.

Confira abaixo a programação: