O ano turfístico tem um calendário diferente do que vemos em outros esportes nacionais. Semelhante aos calendários de esportes europeus e norte-americanos, o ano turfístico dura de julho a junho do ano subsequente.

E nesta temporada, que se findou em junho de 2019, a equipe do Haras Rio Iguassu se destacou nas estatísticas.

Seu jóquei oficial, Valmir Rocha, novamente venceu as estatísticas, em uma disputa acirrada com Vicente Souza Paiva até a última reunião de junho.

Com muito mais folga, Ademar de Barros Pereira venceu mais uma vez as estatísticas de treinador, mostrando toda sua capacidade de deixar os animais no “último furo”.

Nas estatísticas de proprietários, novamente o haras da Família Pelanda foi o destaque, vencendo por larga margem.

Por fim, um animal que pertence aos “amigos do Rio Iguassu” foi o campeão entre os cavalos em treinamento. Estamos falando do polivalente Tom Maior, defensor do Stud Amigos do Rio Iguassu e que fica alojado no grupo de cocheiras do Haras Rio Iguassu.

Ainda sobre a equipe do Haras Rio Iguassu, cabe mais um dado interessante. Na votação do Prêmio Melhores do Turfe Paranaense, referente a temporada 2018/2019, o veterinário Dr. Maurício Pontarolo, que atende a coudelaria citada acima foi o vencedor do prêmio.

Na atual temporada apenas Valmir Rocha lidera as estatísticas. O líder entre os proprietários é Athayde Lopes e entre os treinadores Júlio César de Moura Rosa está na ponta.

Este segundo semestre será de muita emoção e disputa no Hipódromo do Tarumã. A próxima reunião acontece no dia 09 de janeiro, a partir das 17 horas.

*Fábio Kill (Jornal Cavalgadas & Cavalos).