Segunda-feira a partir de agora é hora de fazer um balanço sobre as novidades do turfe paranaense aqui no site do Jockey Club do Paraná. Repercutiremos diversos assuntos, tanto dentro quanto fora das pista.

Vitória em Hong Kong:

O paranaense Halston venceu sua primeira carreira fora do Brasil. Foi em Hong Kong, quando de sua quinta atuação. Se chamando agora “Butterfield”, o filho de Setembro Chove e Londrinita (Fahim) chegou em primeiro em um handicap em 1.800 metros. Ele foi vendido para o exterior no fim de 2018.

Vencendo três animais cotados para o BMW Hong Kong Derby (G1), o alazão crioulo do Haras Cifra agora precisa “contar” sua pontuação para ver se já tem handicap suficiente para participar diretamente da prova. É possível que ele corra novamente para enfim poder ser inscrito. Parabéns para Alexandre Frare e sua equipe, que no Brasil venceram quatro com ele, incluindo duas provas de Grupo 1.

Paranaenses dão vareio em São Paulo:

Nas duas primeiras provas de sábado no Hipódromo de Cidade Jardim, os animais que foram levados do Paraná deram dois vareios. Campelanda foi um deles, que em excelente direção de Valmir Rocha veio bem pelo externo da pista para livrar 12 3/4 corpos de vantagem.

Pertence a parceria Haras Rio Iguassu com o Stud My Hero Dad. Até por isso seu nome é Campelanda, uma vez que os titulares das duas coudelarias são Paulo Irineu Pelanda e Dr. José Cid Campêlo Filho. O preparo foi do ótimo Ademar de Barros Pereira.

No segundo páreo foi a vez de Chivetta vencer fácil por 8 1/2 corpos de vantagem. Defendendo as cores de Marllon Antunes, a castanha não tomou conhecimento das adversárias. Treinamento campeão de Dilson Antunes.

Mais vitórias:

Ainda no sábado venceu mais um animal alojado no Hipódromo do Tarumã. El Negro de Oro venceu a segunda em São Paulo, desta vez com um pouco mais de dificuldade. Grande direção de Zeferino Moura Rosa, assim como o preparo de seu irmão, Julio Cesar. Pertence ao Stud São Pedro do Rio Grande.

No domingo a encabulada Liatris conseguiu sua primeira vitória. Levada por Olívio Zantedeschi, a potranca de criação e propriedade do Haras Cima cruzou o disco com 5 1/2 para as adversárias. Novamente Zeferino Moura Rosa fez ótima direção, garantindo mais uma vitória na semana.

Três Provas Especiais na quinta-feira:

Teremos corridas no Jockey Club do Paraná na próxima quinta-feira, dia 06 de fevereiro. E lá acontecerão tr^s Provas Especiais.

A primeira é no quarto páreo, denominada Prova Especial Alcides Coltri, em 1.400 metros para éguas de 3 e mais anos. Logo após, no quinto páreo teremos a Prova Especial Linneu Ferreira do Amaral, para produtos de 3 e mais anos na milha.

Por fim, na sexta prova da programação teremos a Prova Especial Rubens Grahl, em 2.000 metros. Cinco competidores disputam a primeira prova na distância este ano, com destaque para dois animais que venceram em São Paulo.

Power-Quark mantinha campanha clássica em Cidade Jardim, inclusive com vitória em Clássico. My Toya Sunshine está invicto em três atuações e promete uma grande corrida. Completam o campo da prova Motivo de Glória, Hassan e Tricky Step.

Mais homenagens: 

Edgard Alencar Guimarães, um turfista histórico, será homenageado no oitavo páreo da reunião. A prova é um 1.200 metros e conta com dez competidores.

Na primeira carreira da reunião, reservada a produtos da geração 2017, uma homenagem ao grande criador e proprietário paranaense Jair Bergamaschi Barros, que marcou época no turfe paranaense e brasileiro com a farda rubro-negra do Haras J.B.Barros. Serão seis potros alinhando em 800 metros.

*Foto: Felipe Neves.