Chegou o sábado e com ele as “rapidinhas da semana” do Jockey Club do Paraná. Então sem mais delongas, vamos a elas:

O Paraná todo na torcida por Hassenah: 

Site ABCPCC por Marília Lemos.

Neste domingo, às 19h30 acontece o Gran Premio Longines Latinoamericano (G1), principal prova da América do Sul. E quem estará presente é a égua paranaense Hassenah, de criação do Haras Palmerini e de propriedade do Stud AML.

Uma vitória da filha de Red Runner e Xterra (Sulamani) seria um feito inédito e histórico, não só para o turfe paranaense, como também para o brasileiro. Ela será montada pelo “nosso” Zeferino Moura Rosa e apresentada por Luiz Roberto Feltran.

Beto tem estrela: 

Foto: Leopoldo Scremin

E que estrela de Luiz Roberto Feltran. Voltou do Rio de Janeiro, “repatriado” pela família Mattos Leão com foco em vencer o GP São Paulo com Hotaru. Infelizmente perdeu o cavalo em um trabalho e, a partir disso, deixou Hassenah em uma forma tão estupenda que ela conquistou a vaga para disputar o GP Latinoamericano.

Além de muito trabalhador, Beto Feltran tem uma competência absurda, vencendo com grandes fardas do turfe brasileiro. Toda a sorte do mundo para a nossa representante na maior prova da América do Sul.

“Paranaense” também representa o turfe brasileiro:

Mesmo representando o Uruguai, não poderíamos deixar de citar a participação de Fitzgerald, que foi recriado pelo Stud Don Juan e vem de vitória espetacular na milha do Festival do Gran Premio Jose Pedro Ramirez, em Maroñas. Cavalo de muita qualidade e que também pode ser considerado um representante da criação paranaense.

Aniversário e homenagens:

Foto: Arquivo Luiz Renato Ribas.

A Associação dos Cronistas de Turfe do Paraná completou 82 anos no último dia 04. E recebeu diversas homenagens, tanto aqui no site do Jockey Club do Paraná quanto na edição impressa do Jornal Bem Paraná.

Além disso, a ACTP será homenageada na quinta-feira (14) com a principal prova da reunião. A Prova Especial ACTP será corrida em 1.300 metros e conta com campo muito bom. Parabéns a todos os cronistas que desde 04 de março 1937 contribuíram com a divulgação do turfe.

“Esses Cronistas Super-Heróis e Suas Mancadas Maravilhosas”:

Recebemos das mãos do célebre jornalista Luiz Renato Ribas – com uma dedicatória pra lá de especial – o livro “Esses Cronistas Super-Heróis e Suas Mancadas Maravilhosas”. A publicação lançada originalmente em 2006, conta a história da crônica turfística paranaense desde a década de 60.

Muito bem redigido e com um toque especial na escrita, esta publicação conta de forma diferente e retratante as histórias de nossos cronistas de turfe, além de salvar a história da crônica desde 1873. Grande livro e que, se da vontade de Luiz Renato, poderia ganhar uma nova edição. Leitura das melhores!

Paranaense quer cavalo:

Foto: Rubens Nemitz Jr.

Foram abertos na última quarta-feira os pré-lances para os leilões de treinamento da Pro Turfe e Agência TBS. E em ambos muitos lances de proprietários paranaenses. Claro que ainda são só pré-lances, mas não há dúvidas que após a semana que vem vários animais aportarão no Jockey Club do Paraná.

Quem se interessar pelos leilões, pode acessar os sites www.proturfe.com.br , www.horsesales.com.br e www.agenciatbs.com.br . Entre os lotes vários destaques, como o potro King Three, os colocados na semana do GP Paraná 2018 Desejado Outplay e El Bacan, além de vários outros, como os clássicos Barão da Serra, Olympic Fluke, Peter Pilotto e Modigliani.

Estreante entre os aprendizes:

Foto: Leopoldo Scremin.

Se na última reunião o aprendiz Higor Gabriel estreou no Tarumã, agora chegou a vez de Guilherme Cardoso fazer sua estreia. Aprendiz de quarta categoria, o jovem vem se esforçando nos matinais e deve fazer um ótimo trabalho.

Entre suas montarias estão Isabella Girl, Nostra Casa, Look, Taxista e Sortudo. Tem tudo para vencer com o cavalo do Stud Zecão no nono páreo. Sortudo vem de segundo para Avvocato Adriano e descarrega quatro quilos. Toda nossa torcida pelos aprendizes que estão começando sua carreira na Escola de Preparação de Jóqueis Guido e Iolanda Pelanda.

Haras Palmerini brilhando:

Na tarde de hoje mais um animal criado no Haras Palmerini alcançou a esfera clássica com vitória. Trata-se de Keep Down, um filho de Amigoni e Sereia (Lido Palace). O potro em sua segunda atuação venceu o GP Doutor Ênio Buffolo (G3), em Cidade Jardim. Geração “H” de Eraldo Palmerini começando com tudo.

Na Balada será coberta por Kitten’s Joy: 

Foto: Porfírio Menezes.

Exportada no segundo semestre de 2018, a égua Na Balada, criada pelo Haras do Morro e que defendia as cores do Doutor Mauricio Pontarollo será coberta pela “máquina” Kitten’s Joy. Na campanha brasileira, duas vitórias em três saídas, incluindo o GP Presidente Guilherme Ellis (G2) e terceiro no GP João Cecílio Ferraz (G1).

Sua atual proprietária, Kirsten Rausen (Lanwades Stud) deseja repetir o cruzamento do vencedor da Breeders’ Cup Mile (G1), Bobby’s Kitten. Na Balada é uma filha de Forestry, assim como a mãe de Bobby’s Kitten. É a criação paranaense chegando cada vez mais longe.

Paranaense “máquina”: 

Foto: Site JCB por Victor Antunes.

Falando em éguas tordilhas criadas no Paraná. Na tarde deste sábado Happy Brian venceu de galope o Clássico Ministério da Agricultura (Listed), no Hipódromo da Gávea. Criada no Haras Anderson, sucursal Paraná (Tijucas do Sul), a filha de Wired Bryan Sexy Italian (Dodge) venceu por 7 1/2 sem levar uma chicotada. Tudo para ser uma grande craque e, quem sabe logo exportada.