Não poderíamos deixar de citar aqui o protagonismo que alguns animais paranaenses de nascimento – ou que pertencem a paranaenses – tiveram na grande festa que aconteceu ontem no Hipódromo da Gávea.

O primeiro é Taksim, que venceu o GP Francisco Eduardo de Paula Machado (G1), segunda prova da tríplice coroa carioca de machos. Criado no Paraná por Carlos dos Santos, o filho de Discreet Cat Taverne (Torrential) deu um verdadeiro show nos 2.000 metros.

Outra paranaense que protagonizou na segunda prova da coroa foi Naomi Broadway, que nasceu no Haras do Morro e iniciou sua campanha por aqui. Bateu a favorita Grandeza e por apenas 3/4 de corpo não derrotou a vencedora Gaivina.

Também em provas graduadas tivemos a excelente estreia de Per-Piacere defendendo a farda do Haras Rio Iguassu. Correu muito na pista de grama e em atropelada forte chegou a apenas 2 corpos da vencedora Fancuful, ficando a 3/4 de corpo da craque Easiest Way.

Taksim deu show com Jorge Ricardo “up”

No Clássico Coaraze (Listed), mais um animal criado no Paraná e que iniciou por aqui correu muito. Miracle Mile, de José Glaser (Stud Chesapeake) chegou na segunda colocação contra a primeira turma da Gávea dos 2.400 metros, deixando grandes expectativas para o GP Cruzeiro do Sul (G1).

Mas quem muito chamou a atenção foi Khodynka, afinal, marcou a primeira vitória do Top Tarumã Stud. Correndo contra 9 animais em 1.500 na pista de areia, a crioula do Haras Belmont venceu bela carreira. Foi levada na melhor forma por Carlos Cesar Carlindo, que para a graça dos amantes de turfe voltou a treinar com a maestria de sempre. E não podemos deixar de citar que estava com a “máquina” Valmir Rocha “up”.

Khodynka, do Top Tarumã Stud.

Se não bastasse estes belos resultados, ainda vimos um crioulo de Jael Bergamaschi Barros (Haras J.B.Barros) ir para o winner circle (Red Driver); a potranca Hanna Gold, criada na sucursal paranaense do Haras Anderson vencer; além das crias paranaenses Rebuscado (Haras LLC) e Forasteira (Haras São José da Serra) vencerem.

Sem dúvida, uma grande demonstração da força do turfe paranaense no cenário nacional.

Fotos: Site JCB por Sylvio Rondinelli.