Está chegando a grande semana do turfe no Uruguai e a criação paranaense terá alguns protagonistas. Os principais nomes a serem citados são Jaffar e Habile Bobby, que são treinados no Jockey Club do Paraná e encararam a estrada rumo a vitória.

A égua paranaense Holy Legal, de propriedade do Haras Belmont e que cumpre campanha no Hipódromo de Maroñas também corre uma das principais provas da programação. Assim como Oggigiorno e Sinabung, ambos de de criação do Haras Santarém e Gauche, criado no Haras Santa Rita da Serra, em Tijucas do Sul. Outro crioulo do Haras Belmont, Pushkin também corre a milha do festival.

Jaffar:

O potro de criação do Haras Springifield corre o Gran Premio Pedro Piñeyrua (G1). A prova em 1.600 metros tem diversos animais muito corredores e será um teste de fogo para o filho de Shanghai Booby e Rechercher (Northern Afleet).

O animal já viajou e segundo seu treinador, Antenor Menegolo Neto o animal desembarcou ontem em Bagé, no Haras Di Cellius para descansar. Hoje continua viagem e a previsão de chegada do potro do Stud Beleza é no início da madrugada desta sexta-feira.

“Nós vamos enfrentar um campo duríssimo, com animais muito corredores”, contou Menegolo Neto no início desta tarde. “Já completamos dois terços da viagem, então aguardamos achegada dele ao Uruguai para sabermos as reais condições do Jaffar. Nossa expectativa é muito boa para a prova.”

O paranaense treinado no Hipódromo do Tarumã enfrenta os também paranaenses Gauche (criado pelo Haras Santa Rita da Serra), Sinabung (criado pelo Haras Santarém) e  Pushkin (criado pelo Haras Belmont). Além dos brasileiros Aero Trem, Fitzgerald, Almoradi e Mango Jangle.

Confira o campo da prova clicando aqui.

Habile Bobby e Holy Legal: 

Habile Bobby foi criado no Haras Di Cellius, mas é “paranaense de coração”. Treinado em Curitiba por Marcos Decki, o potro de Jamil Name viajou junto com Jaffar, cumprindo o mesmo itinerário. Está muito bem preparado e como já treina na pista de areia, o filho de Shanghai Bobby e Habile Bianca (Mastro Lorenzo) deve fazer uma grande prova.

Enfrenta a paranaense Holy Legal, que cumpre campanha em Maroñas. A égua do Haras Belmont venceu diversas provas clássicas tanto no Uruguai quanto no Brasil, sendo uma das forças da prova. Serão 9 competidores no Gran Premio Maroñas (G2), em 1.000 metros na pista de areia e só os dois representando o Brasil.

Confira o campo da prova clicando aqui.

Gran Premio José Pedro Ramirez:

Um campo espetacular com 16 animais mais 4 suplentes na maior prova do turfe Uruguaio. O grande meeting de provas na pista de areia contará com vários brasileiros, muitos criados aqui no Paraná.

A começar por Ilustre Senador, criado na sucursal do Haras Figueira do Lago no Paraná. O cavalo que fez terceiro no GP Paraná Jockey Plaza 2018 (G3), vai muito bem nos 2.400 metros, tendo vencido por duas vezes o GP Bento Gonçalves. Oggigiorno, criado pelo Haras Santarém também corre com muitas chances.

Entre os brasileiros inscritos teremos First Thing e Great Spirit, ambos criados pelo Stud TNT, Cerro Largo, criado pelo Haras Fronteira P.A.P e mais dois brasileiros. Um deles é Lo Felipe, de criação e propriedade do Haras Phillipson. O outro é Olympic Harvard, de criação e propriedade do Haras Regina e que deve ser um dos favoritos.

Confira o campo da prova clicando aqui.

Wild Vip:

Por fim, no Gran Premio Ciudad de Montevideo teremos a potranca Wild Vip, que cumpriu ótima campanha no Hipódromo do Tarumã. Treinada aqui por Edgar Araújo, ela venceu o GP Presidente da República no Hipódromo do Cristal, sendo vendida para o turfe uruguaio em leilão da Agência TBS.

Também teremos as brasileiras Hastquina (criada pelo Haras Di Cellius), Linda Le (Haras Phillipson), Fustic Haras Calunga/Stud Crespi), Carina First (criada pelo Stud TNT) e Flora Gambo’a (criada pelo Haras Niju).

Confira o campo da prova clicando aqui.

*Fotos Porfirio Menzes, Leopoldo Scremin e Estéfano Lessa.