Hoje acontecem diversas provas clássicas no Hipódromo da Gávea, com destaque para o GP Cruzeiro do Sul – Derby Carioca (G1). Além dele, a terceira prova da Tríplice Coroa de Éguas, o GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1), o Clássico Marcos Ribas de Faria (Listed), GP José Paulino Nogueira (G3) e o Clássico Jockey Club de São Paulo (Listed).

Em muitas destas provas teremos animais paranaenses protagonizando. A começar pelo Derby Carioca, onde o favorito Taksim representa as cores de Carlos dos Santos, que cria seus animais no Paraná. Também temos nesta prova Miracle Mile, do Stud Chesapeake; Jet Lag, criado pelo Haras Palmerini; Tanto Riso, criado no Paraná pelo Stud São Francisco da Serra e Flash Olímpico, paulista de nascimento, mas que defende as cores da parceria do Stud Felipe Pelanda, Victor Correa e Versiani.

No GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1) a grande diferença das égua do Haras Santa Maria de Araras é uma paranaense. Naomi Broadway, que iniciou campanha aqui e nasceu no Haras do Morro, chegou à apenas 3/4 de corpo no GP Diana (G1) e parece gostar do aumento de distância. Kassie’s Angel representa a criação do Haras Las Madres e Midsummer Rains foi criada no Paraná pelo Stud Chesapeake.

O Clássico Marcos Ribas de Faria (Listed) trara a atual campeã do GP Paraná Jockey Plaza, Grand Amiga. Após uma ótima estreia, a filha de Amigoni tem tudo para vencer a primeira na Gávea. Outra que se apresentou muito bem na última foi Per-Piacere, que defende as cores do Haras Rio Iguassu. Agnes Love também é paranaense, criada pelo saudoso Haras Estrela Energia.

No GP José Paulino Nogueira (G3) teremos apenas um paranaense. Itapeba defende a criação do Haras Valente, que brilhou na Gávea com Thignon Boy. Trata-se de um filho de Crafty CT, reprodutor que deu diversos animais clássicos.

Por fim, no Clássico Jockey Club de São Paulo (Listed) mais dois paranaenses. Pascal Cat, de criação do Haras Cima luta para vencer a primeira clássica. Mediatore, que há pouco esteve a venda em leilão da Agência TBS foi criado por Carlos dos Santos.

Demais provas: 

Ainda teremos mais animais defendendo fardas paranaenses. No terceiro páreo Giovane, de propriedade do Haras Rio Iguassu, enfrentará a clássica Doppio Shanghai, do Haras Cifra. Holter, também de Alexandre Frare forma parelha com a castanha.

No sétimo páreo Grécia Central, do Haras Cifra enfrentará Frivolous, que defende a farda do Stud Amigos do Rio Iguassu. As corridas na Gávea começam mais cedo devido a transmissão das carreiras para a França.

*Foto: Porfírio Menezes.