O turfe paranaense foi muito bem representado ontem no Uruguai. Em ocasião do Festival do GP Jose Pedro Ramirez, animais criados no Estado venceram ou se colocarem em provas muito importantes, enaltecendo a criação de cavalos puro-sangue inglês no Paraná.

A primeira a brilhar foi a égua Holy Legal, de criação e propriedade do Haras Belmont. Ela venceu o Gran Premio Maroñas (G2), em 1.000 metros. Além de conquistar a vitória contra os machos e se consagrar a melhor velocista do Uruguai, ainda bateu o recorde da distância. Holy Legal baixou o tempo de 56″33 para 55″88.

Dante Franceschi, dono do Haras Belmont recebendo a taça pela vitória de Holy Legal.

Foi sua oitava vitória clássica no Uruguai, se tornando uma das melhores éguas velocistas criada no Paraná nos últimos anos. A filha de Holy Roman Emperor e Hora Legal (Minstrel Glory) foi apresentada por Denis Hermogéneo e teve a direção de Héctor Lazo.

Vale também destacar a apresentação de Habile Bobby, que treinado por Marcos Decki no Tarumã viajou até o Uruguai. Ele figurou muito bem durante a primeira metade da prova, provavelmente sentido o rebate da viagem e principalmente o percurso, já que a pista tem uma variante em curva e ele sempre correu no Brasil em linhas retas (Tarumã, Gávea e Cidade Jardim).

No Gran Premio Pedro Piñeyrua (G1) o vencedor é gaúcho, mas tem uma história no Tarumã. Comprado pelo Stud My Hero Dad ainda desmamado, Fitzgerald chegou do Haras Santa Maria de Araras para o Haras Don Juan, em São José dos Pinhais onde foi recriado. Ontem venceu de maneira inconteste a “milha” do Ramirez 2019 arranhando o recorde.

Na segunda colocação chegou outro paranaense, Sinabung. Este foi criado pelo tradicional Haras Santarém e hoje atua no turfe uruguaio. Fechando a “trifeta paranaense” o vencedor do Clássico Governadora do Estado (Listed), Jaffar.

O paranaense Jaffar fazendo o cânter em Maroñas.

E temos que destacar a carreira de Jaffar. O crioulo do Haras Springfield fez uma corrida muito boa. Levado por Antenor Menegolo Neto para o Uruguai, o filho de Shanghai Bobby e Recherchér (Northern Afleet) teve um percurso difícil pelo externo da pista e ainda sim chegou em terceiro, correndo muito nos metros finais. O representante do Stud Beleza vinha de secundar Just Speaker na Pegasus Brasil.