A tarde do último sábado (07) foi brilhante para o turfe paranaense no Hipódromo de Cidade Jardim. Dois animais treinados no Jockey Club do Paraná venceram provas clássicas, sendo que uma delas foi a mais importante da tarde.

Treinada por Edgar Araujo, a tordilha Força vai retocando cada vez mais sua brilhante campanha, que já contava com três colocações em Grupo 1. Agora a representante das sedas do Haras Garcez Castellano venceu sua primeira clássica, o Grande Prêmio José Bonifácio Coutinho Nogueira (G2).

Outro animal treinado no Hipódromo do Tarumã também brilhou. Up Money, que há algum tempo está sob os treinamentos de Marcos Decki, fez uma ótima carreira na Prova Especial Joaquim Marques Lisboa, em 1.300 metros na pista de grama.

Tordilha corredora: 

Depois de galgar colocações em Grupo 1, incluindo o GP Diana e o GP Derby Paulista, ela entrou na pista com toda a confiança para vencer a primeira prova clássica. Novamente com André Luiz Silva “up”, a filha de Salto e Anamíbia (Signal Tap) era a favorita dos apostadores.

E realmente confirmou todas as expectativas. Correu mais acomodada e na hora certa veio dar carga a Karol King, uma das melhores éguas clássicas do Rio de Janeiro. Nos 250 metros finais dominou a prova e saiu abrindo grande vantagem, para cruzar o disco com 6 1/2 corpos.

De criação e propriedade do Haras Garcez Castellano, Força deixou a seguir Lembra Na Madison, Love Letters, Hevea e Karol King. O tempo foi de 2’29″721 para os 2.400 metros.

Voltando a velha forma: 

André Luiz Silva passa por uma fase espetacular. E demonstrou isso pilotando Up Money na tarde deste sábado. Enfrentando um lote interessante, que contava com Grand Cru, Moleque da Vila e o veterano Consul American, o cavalo do Haras Free Way deu um show.

Na ponta desde os primeiros metros, Up Money foi dosado com exatidão por André ao longo dos 1.300 metros. Michel Platini trouxe Consul American na hora certa, inclusive dando fila de vitória nos últimos 150 metros.

Contudo, com ótima direção, o castanho filho de Skypilot e Super Hampshire (Blade Prospector) conseguiu juntar forças para se manter na ponta, vencendo por 3/4 de corpo. A seguir chegaram Moleque da Vila, Quick Hillie e Grand Cru. O tempo foi de 1”15″987 para os 1.300 metros na pista de grama.

*Foto: Porfírio Menezes.