A potranca paranaense Na Balada, criada pelo Haras do Morro e de propriedade do Dr. Maurício Pontarolo foi vendida para os Estados Unidos.

A filha do espetacular Forestry estava sendo treinada no Hipódromo do Tarumã por seu co-proprietário, Delmar Lima Albres. Em três atuações conquistou duas vitórias e chegou em terceiro em uma prova de Grupo 1,

Na estreia a filha da francesa Baila Morena (Agnes Kamikaze), importada pelo Haras Estrela Energia venceu em 1.300 metros na grama. Logo depois foi à esfera clássica e venceu o GP Guilherme Ellis (G2), em 1.400 metros, também na pista de grama.

A prova de fogo e a busca pela liderança da geração veio no GP João Cecílio Ferraz (G1), quando foi terceira colocada perdendo por diferença de 1/4 de corpo para Mama Mia. Nesta prova ela entrou na reta de chegada sobrando para a última colocação, ficando sem passagem. Mesmo tendo que ser tirada por A.Mesquita pelo externo da pista era a potranca com mais ação nos metros finais.

Na Balada (tordilha pelo lado de fora) chegou com muita ação e perdeu por detalhes o GP João Cecílio Ferraz (G1). 

Mario Marquez, titular da Agência TBS, que intermediou a negociação através de Henrique Marquez falou a respeito do orgulho de concretizar mais esta venda para o exterior, uma vez que foi a agência que também trouxe seu pai, Forestry.

“Ficamos triplamente felizes com essa venda: primeiro por ser mais um produto brasileiro que vai defender a criação brasileira no turfe americano; segundo por ela ter sido vendida pelo Haras do Morro no nosso 31º Leilão do GP Paraná, no ano passado; e terceiro por ser filha do Forestry, um cavalo fantástico que a TBS trouxe para o Brasil primeiramente em shuttling e depois em definitivo.”

Na Balada embarca ainda este mês para Miami, onde deve cumprir campanha pelo menos até o fim do ano. Assim como Veuve Forny e Patio do Batel, a tordilha é mais uma paranaense que vai disseminar a linhagem brasileira no exterior.

*Fotos site JCSP por Porfírio Menezes.