Uma ótima notícia para o turfe paranaense e brasileiro. Nesta segunda-feira, dia 18, começam as obras para a instalação da pista de grama no Jockey Club do Paraná. A realização deste projeto colocará o Hipódromo do Tarumã em um novo patamar.

Com um cronograma bem elaborado e pensado para não atrapalhar os animais alojados no Jockey, a primeira fase começa a partir de amanhã com a construção da nova pista auxiliar, que terá 1.200 metros e 10 metros de largura.

Ele ficará localizada em um dos lados da parte interna das raias hoje existentes, mais exatamente do lado esquerdo do totalizador. Do lado direito continuará existindo o lago, que além de função estética também serve para a funcionalidade do sistema de drenagem.

Ainda no espaço interno da pista, teremos o início da plantação das mudas de quicuio, espécie escolhida por melhor se adaptar ao clima de Curitiba. Segundo o presidente Roberto Belina, chegou-se a conclusão de que ela é a que mais se adapta as necessidades, exigindo menor manutenção e sendo mais resistente ao pisoteio.

Foto por Estéfano Lessa.

Este tipo de grama é muito utilizado nos Hipódromos Australianos. Lá se utiliza o quicuio australiano, entretanto, aqui no Jockey Club do Paraná será utilizado uma espécie que é mais adaptada ao clima da nossa região.  Vale ressaltar que o Jockey manterá uma “maternidade” de mudas de quicuio em tempo integral, para a substituição da grama plantada sempre que necessário.

Em Boletim (clique e leia aqui) o Jockey Club do Paraná já avisou aos proprietários e profissionais que as pistas serão fechadas para trabalhos a partir das 10 horas. Isso se deve a movimentação dos caminhões que deve acontecer pelos próximos 60 dias. É importante dizer que não será alterada a programação turfísticas e suas reuniões pré-programadas.

A nova pista auxiliar ficará no mesmo nível das demais e com o seu término, previsto para daqui a 30 dias, começará a preparação da pista interna para receber o gramado. O icônica pista de areia do Tarumã, considerada por muitos a melhor do Brasil, a princípio não sofrerá nenhuma alteração além das cercas.

Assim, daqui a no máximo 30 dias começará a retirada de areia e a instalação do substrato que receberá as mudas de grama na raia interna. O processo será praticamente simultâneo com a entrega da nova pista auxiliar. O projeto – de magnífica grandiosidade -ainda envolve mais alguns passos, como o novo sistema de drenagem da pista de grama e readequação da iluminação para atingir também a mesma.

Inauguração da Escola Preparatória de Jóqueis Guido e Iolanda Pelanda (foto por Leopoldo Scremin).

Enfim, este ano de 2019 ficará marcado na história do Jockey Club do Paraná. Além da inauguração da Escola Preparatória de Jóqueis Guido e Iolanda Pelanda, a inauguração do Jockey Plaza Shopping Center (o qual o clube tem participação societária), o Meeting de Inverno que realizará corridas aos domingos por três meses interruptos, ainda teremos a tão sonhada pista de grama, para que os proprietários não precisem levar seus animais à outros hipódromos para correr neste piso.

Assim que o processo de colocação da grama esteja terminada, as cercas – hoje de madeira – serão trocadas. O sistema escolhido é o de módulos de PVC que absorvem impacto, dando total segurança aos profissionais e animais em caso de choque. Este modelo é utilizado nos principais hipódromos do mundo e “se desmancham” quando sofrem impacto, reduzindo muito a chance de danos em um acidente.

É importante citar que a Diretoria do Clube trabalha junto com um conselho criado para a realização do projeto. Nele se encontram nomes importantíssimos para o turfe paranaense, como o ex-presidente Paulo Pelanda, Salomão Soifer, Gelso Cima, Tiago Mattos Leão, Paulo Fernandes, o presidente da ACPCCP José Caetano, Luiz Felipe Pelanda, Nestor Baptista, além claro, dos diretores do Jockey.

Com certeza um marco no turfe brasileiro e sul-americano, consolidando o turfe paranaense como um dos maiores da América do Sul. Tudo isso com prêmio pagos em dia e com valores que devem aumentar ainda este ano. A previsão é que, com estas diretrizes, o número de animais alojados cresça bastante e no futuro possa ser realizada a terceira reunião mensal.

Meeting de Inverno:

Foto por Estéfano Lessa.

O início da instalação da pista de grama não é a única grande novidade passada pelo presidente Roberto Belina. Após acordo concretizado com o Jockey Club Brasileiro, nos meses de junho, julho e agosto será realizado o Meeting de Inverno.

Devido a temperatura baixa que assola Curitiba nesta época do ano, as reuniões noturnas de quinta-feira serão substituídas por corridas aos domingos, em simulcasting com o Hipódromo da Gávea. Com isso, além de um movimento maior de apostas é esperado grande público em todas as reuniões, assim como vêm acontecendo nas “domingueiras” desde que o Jockey Club do Paraná voltou a realizar corridas em janeiro de 2016.

Grandes notícias que aumentam a expectativa e mostram o excelente trabalho feito por este grupo de abnegados que assumiu o clube em dezembro de 2015. Logo traremos as primeiras imagens das obras.

*Foto capa: Porfirio Menezes.