Amigos, familiares e a comunidade turfística brasileira perderam Hernani Azevedo Silva. Atuante como criador, proprietário e dirigente, faleceu em São Paulo, nesta terça-feira (11).

Por meio da Agro Pastoril Haras São Luiz, localizado em São José dos Pinhais, Paraná, Hernani conquistou resultados dos mais expressivos e criou alguns dos mais memoráveis animais do turfe brasileiro. A maior de suas gemas, Clackson (I Say) marcou época como corredor dos mais qualificados. No haras, igualmente se consagrou. Não à toa, Clackson é tido, por muitos, como o melhor e mais importante garanhão brasileiro, de todos os tempos.

Precocemente desaparecido, Palemon (Youth) encantou turfistas de todas as idades, no início dos anos 1990. O vencedor do GP São Paulo (gr.I), Big Poker, e o derby winner na Gávea, Denee (Nermaus) foram outros expoentes de sua criação.

Além da grande contribuição técnica conferida ao turfe brasileiro, por meio de seus ilustres animais, de criação e ora, também, de propriedade, Hernani participou, ativamente, da administração da atividade presidente da Associação Brasileira dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida (da qual também era associado). Naninho (assim era conhecido nos círculos mais próximos) deixa seu filho, o médico veterinário Hernani Azevedo e Silva Neto como seu sucessor no turfe.

Figura das mais expressivas do turfe brasileiro. Sempre apoiou o turfe paranaense mantendo diversos animais no Jockey Club do Paraná. O sepultamento está marcado para as 14 horas, no Cemitério Morumbi.

A Diretoria do Jockey Club do Paraná presta seus votos de luto.

*Foto capa: Clackson (site JCB).

*Matéria com parte do conteúdo publicado pelo Site ABCPCC.