Faleceu na madrugada de hoje (19) aos 79 anos, o grande turfista Estanislau Acir Stanislawczuk. Conhecido popularmente como Acir Estanislau, ele foi sócio e posteriormente diretor financeiro do Jockey Club do Paraná.

Advogado e ex-empreiteiro de estradas, Acir marcou sua história no clube na gestão Ubaldo Siqueira, quando foi Diretor Financeiro. Contribuiu imensamente nesta gestão, deixando um caixa de U$ 300 mil, fato inédito na história do Jockey.

Também protagonizou uma das eleições mais concorridas da história da instituição. O embate foi com ninguém menos que outro grande nome do turfe paranaense, Aramys Bertoldi. Como proprietário apresentava seus animais com a farda do Stud Lady Vitória.

Acir começou sua vida profissional cedo, aos 11 anos de idade na concessionária de seu pai. Natural de Ponta Grossa, alcançou a formação em direito na Pontifícia Universidade Católica, o que lhe deu a possibilidade de exercer cargos públicos.

Foi Secretário de Gabinete do Governador Ney Braga, também exerceu os cargos de Secretário de Educação, Secretário de Justiça, oficial de Gabinete da Secretária da Agricultura entre outros. Na sua empreiteira, se destaca a construção o trecho da BR-116 que liga Pelotas a Jaguarão.

Participou do projeto Memórias Paraná, de Luiz Renato Ribas.

Acir deixa viúva Maria Vitória e dois filhos, Anna Elise e Vitor Puppi, atual Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal. Acir será velado no Cemitério Vaticano, capela Diamante, a partir das 14 horas. Ele será cremado no Cemitério/Crematório Vaticoano, em Almirante Tamandaré às 21 horas de hoje.

Aos amigos, admiradores e familiares os mais sinceros sentimentos da Diretoria do Jockey Club do Paraná.

(Com informações de Luiz Renato Ribas).