A qualidade da égua Friends of Gold não é discutível, afinal, ela já venceu quase todas as principais provas para éguas na pista de areia. Mas na tarde de ontem ela precisou de muita categoria para superar Galang, em reta final sensacional.

Desde a largada Pura Emoção ponteou a prova, acompanhada de perto por Society Girl e Galang. A seguir vinham Dalheconquistadora e Crémant. Friends of Gold deu uma partida pelo lado de fora na metade da grande curva e veio à caça de Galang, que dominou a prova na entrada da reta.

O que se viu a partir dali foi uma disputa emocionante. Ivaldo Santana fazia de tudo em cima de Galang para conter o avanço de Friends of Gold. Até os 100 metros finais a égua do Haras Cifra ainda mantinha um corpo de vantagem para a representante do Bet Gold Stud, mas no rigor de Marcos Ribeiro, Friends of Gold deu a “estocada final” na ponteira e conseguiu dominar a prova para uma vitória espetacular.

A seguir chegaram Dalheconquistadora, Pura Emoção, Society Girl, Crémant, Flyer Black, Rispetabile e Aninha. Filha de Vettori e Piace Molto (Gilded Time), a alazã criada pelo Haras Old Friends foi apresentada em excelente forma por Antenor Menegolo Neto.

Foi o terceiro “bicampeonato” em provas graduadas de Friends of Gold, que antes de conquistar por duas vezes o Clássico Primavera (Listed) havia repetido o feito no Clássico Ricardo Lara Vidigal (Listed) e GP Presidente Antonio Alves de Almeida (G3). Em seu turf record ainda contam vitórias no GP Presidente Antônio Grisi Filho (G2), Prova Especial Joaquim da Cunha Bueno, além de dois segundos no GP 25 de Janeiro (G2) e um terceiro no GP Barão de Piracicaba (G1).

*Foto: Estéfano Lessa.