*Por Leopoldo Scremin, atualizado por ocasião da homenagem do Grande Prêmio “Paraná” – (G3) de 2020.

O Jockey Club do Paraná irá homenagear Nestor Baptista na sexta prova da Reunião deste sábado. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e atualmente ocupando pela terceira vez a Presidência do Tribunal, Nestor é um turfista abnegado e apaixonado.

Com sua Coudelaria Baptista, centro criatório em Tijucas do Sul, produziu diversos animais clássicos, como London Di, Diorissimo de Dior, Don Melchor, Heathrow, Chocolatier, Pensando em Grana, Orário Pubblico, Cacao Girl e Olhar Mágico, além claro de No Ar, vencedor do Grande Prêmio “Paraná” – (G3) de 2017. No Grande Prêmio “Paraná” deste ano, a Coudelaria Baptista terá em Posardin seu representante.

Sobre No Ar, o mesmo recebeu este nome pois Nestor trabalhou muito tempo no rádio e na televisão, onde acendia-se uma placa com os dizeres NO AR.

Sócio do clube, Nestor foi sempre participativo e frequenta assiduamente o Jockey, onde mantém cavalos. Vencedor de diversas provas graduadas tanto como criador quanto como proprietário, Nestor Baptista tem em sua farda “branca, azul e vermelha” grande representação do turfe paranaense fora do Estado, tendo sido um grande apoiador da retomada das atividades do Jockey no movimento de criadores, proprietários, sócios e profissionais que culminou com a posse de Paulo Pelanda, em dezembro de 2015. Nestor também foi muito ativo na articulações para obtenção da Carta Patente e um entusiasta da construção da pista de grama, terreno no qual se dará o páreo em sua homenagem.

 

Bacharel em direito e jornalista, começou sua carreira como apresentador da Rádio Iguaçu AM. Depois de algum  tempo entrou na política, onde teve grande destaque no antigo MDB. Foi eleito deputado estadual em 1978, sendo reeleito por mais duas vezes.

Em 1989 foi nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, prestando grande serviço ao Estado desde então. Presidiu o conselho de 1994 a 1995, repetindo o feito no biênio 2007/2008. Lá foi de suma importância para diversas conquistas como Implantação da Escola de Gestão do Tribunal de Contas do Paraná;  Criação da TVTCE, com transmissão das sessões do Tribunal de Contas do Paraná para a Internet, TV a cabo e TV aberta; Implantação do Programa Passo a Passo com os Municípios, destinado a gestores e técnicos municipais dentre outros tantos projetos de relevância.

Dentre as homenagens prestadas a sua pessoa, o ponta-grossense recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba, Matinhos, Bela Vista do Paraíso, Mandaguari e Paranaguá, além de ser proclamado Cidadão Benemérito do Município de Ponta Grossa. Recebeu Comenda de Morretes e foi por duas vezes homenageado com o título de “Distinguished Visitor” pela cidade de Miami e pelo estado da Flórida, nos Estados Unidos.