Começamos ontem a falar dos animais que mais se destacaram no ano que está por se findar. E que ano para a geração 2015. Os potros desde janeiro começaram a vencer e não pararam mais.

Os animais que foram preparados no Hipódromo do Tarumã e que venceram em outras praças foram diversos. A principais provas da geração 2015 em Cidade Jardim, por exemplo foram vencidas – salvo algumas – por animais treinados aqui.

O Haras do Morro brilhou com os arenáticos Novinha a Mil e Ruud Gullit. Também tivemos a tordilha Na Balada, esta do Dr. Maurício Pontoralo vencendo prova graduada. O Haras Cima brilhou com Slam of Cat no GP Antenor de Lara Campos (G2) e diversos outros potros e potrancas saíram do Tarumã para vencer fora.

O destaque especial em provas fora do Jockey Club do Paraná fica para os animais do Haras Cifra. A geração letra “H” brilhou intensamente com Hembra, vencedora do GP Barão de Piracicaba (G1) e Halston, que levou o GP Ipiranga (G1) e o GP Derby Paulista (G1).

Dentro de nossa casa vimos diversos animais se destarem. Rio Amazonas, do Stud Yellow River venceu de maneira inconteste o Clássico Criadores (Listed), grande criterium para potros. Antes, tivemos Habile Bobby vencendo o 20° GP Turfe Paranaense.

Também assistimos Sedução de Birigui dar um show no Clássico Alô Ticoulat Guimarães (Listed). Na versão masculina da prova quem venceu foi Jersey Cat, do Haras Springfield.

Também temos que destacar duas potrancas que venceram muito bem em provas especiais tanto no Jockey Club do Paraná quanto em São Paulo. Dalheconquistadora, crioula do Haras Clemente Moletta se destacou, assim como Cara Salto, que defende o Haras Cima.

Mas não tem como falar em geração 2015 e não citar a Pegasus Brasil 2018. A prova que chamou a atenção de todo o Brasil por seu formato e por distribuir R$ 105.000,00 em prêmios, teve diversos potros e potrancas de qualidade ímpar.

Na preparatória para a prova quem venceu foi Acelerador. No entanto, na “hora da verdade” o potro Just Speaker venceu de forma espetacular. Defendendo a farda do Stud Lecce, o crioulo do Haras Palmerini protagonizou a importante prova com uma atropelada irresistível.

Um excelente ano para os potros treinados no Tarumã. Os votos são que em 2019 a geração 2016 se destaque muito tanto aqui quanto no turfe nacional.

*Fotos: Estéfano Lessa, Porfírio Menezes e Marília Lemos.