Estamos entrando em 2019 e terminando nosso especial sobre os animais alojados no Jockey Club do Paraná que mais se destacaram em 2018. Como tivemos éguas e cavalos do mais alto garbo disputando provas juntos, iremos reuni-los na mesma matéria.

Não tem como falar em égua e não citar a craque Grand Amiga, que venceu o Clássico Derby Paranaense (Listed) e o GP Paraná Jockey Plaza (G3). A crioula do Haras Cifra foi sem sombra de dúvidas o melhor animal alojado no Jockey Club do Paraná.

Ambas vitórias foram incontestes e demonstraram toda a qualidade de trabalho da equipe Cifra, referência e que orgulhou muito o turfe paranaense este ano. Grand Amiga entrou para o seleto grupo de animais que conseguiram vencer estas duas provas no mesmo ano. Realmente uma craque.

Entre às éguas tivemos Hassenah, que se destacou em Cidade Jardim vencendo inclusive os machos em sua última atuação. Venceu também a Prova Especial Albino Farracha de Castro no Tarumã e foi um dos grandes nomes de 2018.

Dalheconquistadora venceu três provas especiais no ano (uma em Cidade Jardim e duas no Tarumã), além de na última apresentação vencer em São Paulo carreira de Grupo 2. Cara Salto também venceu prova especial em São Paulo, no entanto, suas últimas duas vitórias no Tarumã foram por larga vantagem. Muito boa égua.

Galang venceu a Prova Especial Raul Batista Trombini e fez segundo no Clássico Primavera (Listed). E por falar na prova mais importante para as éguas do Jockey Club do Paraná, não podemos deixar de destacar Friends of Gold, uma verdadeira craque.

A égua do Bet Gold Stud conseguiu o bicampeonato da prova, além de vencer uma prova de Grupo 3 em São Paulo e várias colocações clássicas este ano. Treinada no Hipódromo do Tarumã, assim como todos os animais citados aqui, foi grande representante do turfe paranaense.

Entre os machos temos que destacar High Chris, que foi trazido ao Jockey Club do Paraná para se preparar para o GP Paraná. Venceu a Prova Especial Heitor Valente e fez segundo na prova mais importante do estado.

First Amour também voltou correndo muito. Venceu três provas especiais no ano (duas no Tarumã e uma em Cidade Jardim), além de chegar em quarto no GP Presidente da República (G2) e em terceiro no GP José Cerquinho de Assunção (G3).

Os dois crioulos da Coudelaria Baptista tiveram grande protagonismo em 2018. No Ar voltou correndo muito bem e teve seu melhor resultado do ano defendendo a farda do Stud My Hero Dad no GP Bento Gonçalves (G2), quando fez segundo.

Olhar Mágico foi o macho que mais brilhou em 2018. Venceu duas provas graduadas em Cidade Jardim (G2 e G3), duas provas especiais no Tarumã e fez quarto no GP Paraná (G3).

Em provas de 1.600 metros não podemos nos esquecer da passagem de Tototocosdemalocos, além do sempre fiel Bleessed Victory, do ótimo Liberty Corner e de tantos outros bons animais que fazem das corridas do Jockey Club do Paraná uma das mais disputadas do Brasil.

Enfim, terminamos nossa mini-retrospectiva com um saldo muito positivo. Tanto em distâncias curtas, médias e longas, além dos potros e potrancas, o preparo dos animais aqui alojados é espetacular. Contando com excelente estrutura e profissionais do mais alto garbo, os cavalos paranaenses brilham não só nas nossas pistas como também nos outros hipódromos brasileiros.

Um grande ano a todos e o desejo de ainda mais sucesso em 2019!

*MELHORES DO ANO: GERAÇÃO 2015.

*MELHORES DO ANO: VELOCISTAS.

Fotos por Porfirio Menezes, Estéfano Lessa e Sylvio Rondinelli (Site JCB).