Nesta quinta-feira, o Jockey Club do Paraná presta homenagem ao ex-presidente do Clube e ex-prefeito de Curitiba, Lineu Ferreira do Amaral, por ocasião do 6º páreo da programação, previsto para as 20:20h. Abaixo, saiba mais sobre nosso homenageado:

LINEU FERREIRA DO AMARAL

Engenheiro por formação, nascido em 1897, foi vereador e depois prefeito de Curitiba de 1949 a 1951, assumindo por menos de um ano a presidência do Jockey Club do Paraná em 20 de janeiro de 1950.
A transição do Hipódromo do Guabirotuba (foto) para o Tarumã ocorreu graças à intervenção política de muitos apaixonados pelo turfe, como Moysés Lupion, Bento Munhoz da Rocha e, em especial, pela atuação transcendental de Lineu.

Em 1949, o Guabirotuba já não comportava mais condições de abrigar as corridas semanais – as vezes sábados e domingos – por total deficiência de suas ultrapassadas instalações: vila hípica, acomodação de público e da casa da pule, que favorecia intensamente a exploração das apostas por bookmakers fora e dentro do próprio Prado.

Naquele ano, o prefeito Lineu Ferreira do Amaral sancionou uma transação de terreno, entre o Município e o Jockey Club, para a construção de um novo hipódromo, em área próxima ao Guabirotuba, apoiado por uns e contrariado por outros que imaginavam um Prado distante dali, ocorrendo o nascimento do Hipódromo do Tarumã, em 1955, na região do Jardim Social, terreno comprado da família de Aristoxenes Bittencourt, por 4 milhões de cruzeiros antigos graças ao apoio político e financeiro dos governos de Moysés Lupion e Bento Munhoz da Rocha.

Lineu Ferreira do Amaral falecido em 1979, aos 82 anos de idade, foi uma figura do mais alto nível comunitário, cuja escola Municipal, no Cajuru, ostenta hoje seu nome como também, por alguns anos, a realização de um grande prêmio em sua homenagem.

Lineu, curiosamente, mantinha por anos um enorme presépio mecanizado para visitação pública, nas festas natalinas, em sua última morada na rua Ângelo Sampaio esquina da Avenida Visconde de Guarapuava.
Coincidentemente o Hipódromo do Tarumã está situado ao longo da Av. Victor Ferreira do Amaral, em homenagem ao pai do nosso homenageado Lineu Ferreira do Amaral.

(texto e pesquisa de Luiz Renato Ribas)