Não é todo dia que os turfistas tem o prazer de ver uma égua se sobressair sobre os machos. Foi assim no GP Paraná 2019, com Grand Amiga e neste domingo foi a vez de uma potranca encantar a todos ao vencer o Clássico Criadores – Criterium Paranaense (Listed).

Art Dollar, do Stud Ajato, manteve sua invencibilidade  – segunda prova clássica – ao vencer de maneira inconteste a principal prova para animais de 2 anos do Jockey Club do Paraná. Ela já havia vencido o Criterium das potrancas (Clássico Alô Ticoulat Guimarães – Listed) e repetiu a excelente performance.

No campo da prova bons animais. Xonado vinha de vencer o Clássico ABCPCC (Listed), King Three, segundo na mesma prova, acumula colocações clássicas e é tido em alta conta por seu staff. Ainda completavam o campo o bom potro Tel e Lord Hill.

O primeiro atrativo da prova era saber quem iria correr na frente. Tanto Xonado quanto Art Dollar têm características parecidas. Largando por fora, Art Dollar assumiu a primeira colocação. Pela baliza 1, Vicente Paiva fazia Xonado ir para cima da ponteira.

No entanto, quando Art Dollar fez a diagonal a diferença ficou evidenciada. Quatro corpos de vantagem para Xonado. King Three tentou dar carga à ponteira na segunda metade da grande curva, mas com os dois animais abrindo para aproveitar o terreno “mais duro” Art Dollar abriu vantagem.

E foi assim que a égua do Stud Ajato levou a segunda vitória para casa, se tornando a líder da geração entre os animais nascidos em 2016. King Three terminou em segundo, com Tel completando a trifeta. Na quarta colocação terminou Lord Hill, com Xonado completando o placar.

Filha de Billion Dollar e Ziti Fighter (Irish Fighter), Art Dollar é de criação do Haras Centro Serra e de propriedade do Studd Ajato. Foi pilotada por Marcos Ribeiro e apresentada “no último furo” por Dilson Antunes, que conseguiu a dupla do clássico, uma vez que também treina King Three. O tempo foi de 1’41″90 para os 1.600 metros em pista de areia encharcada.

*Fotos: Erick Cunha.