Dalton Mehl Andrusko 

Publicado no Jornal Turfe

* PENSAMENTO DA SEMANA – “Não ande atrás de mim, talvez eu não saiba liderar. Não ande na minha frente, talvez eu não queira segui-lo. Ande ao meu lado, para podermos caminhar juntos.”(Provérbio Ute.

* DE DOMINGO PARA SEGUNDA-FEIRA – A Comissão de Turfe… resolveu não dar carreiras neste próximo domingo e sim na segunda-feira com uma noturna. A programação conta com 9 páreos, com o primeiro marcado para as 18h15 e último, 22h15, em simulcasting com a Gávea e com as agências do Jockey Club de São Paulo, recebendo apostas. Várias homenagens serão prestadas, entre as quais as Provas Especiais Dino Bertholdi e Heitor Valente, ambas em 1.500m. A primeira destinada a Éguas de 3 e mais anos; e a segunda para Produtos de 3 e mais anos.
* ALÉM DESTAS PROVAS… – Que já fazem parte do nosso calendário clássico, teremos os Prêmios Ema e Luciano Palmerini, fundadores do Haras Palmerini, Cesar Evangelista de Oliveira Franco, fundador do Haras Fortaleza, e os demais páreos homenageando a classe dos médicos veterinários. O jóquei A.Mesquita, ora radicado no turfe paulista, é o único forasteiro a participar do festival.
* É BOM LEMBRAR – A bonificação… do Fast 6 que começa no 3º páreo é de R$ 10 mil e a super quadrifeta da última prova, tem uma garantia de R$ 4.000,00.
* ACOMPANHE… – As indicações do nosso colega Alessandro Reichel, para as corridas desta segunda-feira junto ao programa.
* VEJA A RELAÇÃO DOS ESTREANTES –  2º: Janeiro, GV: 2-4º, 1-5º, 15 D; 3º: Da-lhe Soberano, CJ: 1-4º; 7º: Gold Cadilac, GV: 1-1º, 2-2º, 2-4º, 3 D; 8º: Popgun, CJ: 3-1º (1 Claiming), 2-4º, 2-5º, 2 D; UVA: 1-2º, 1-3º,1 D; 9º: Hardy, GV: 3 D.
 
* A COMISSÃO DE CORRIDAS… – Divulgou o boletim suplementar. FIXAR: A data da suspensão imposta ao treinador Antenor Menegolo Neto, através Boletim nº. 503/2016, de 30/8/16, passando a vigorar a partir do último dia 9 de setembro. É bom lembrar que o mesmo foi suspenso por 60 dias,conforme a sindicância instaurada a respeito do episódio envolvendo o animal Dallas Lady, com proibição de frequentar a Vila Hípica e demais dependências do Clube, com exceção ao uso das cocheiras que tem animais alojados aos seus cuidados, limitando o horário das 10h até as 17h.DETERMINAR…     a pedido da Direção da Vila Hípica, que os caminhões de transporte de equinos/cargas, somente poderão ficar estacionados em frente das cocheiras por no máximo 30 (trinta) minutos, após este prazo deverão retornar ao estacionamento no embarcador. Os infratores estarão sujeitos a sanções da Direção da Vila Hípica. ALERTAR… ao condutor/proprietário do veículo placa DRA 1176, sobre condução perigosa nas dependências da Vila Hípica. Na reincidência a Diretoria da Vila Hípica tomará as medidas cabíveis.

* NESTA... – Quinta-feira às 17h20min no Hipódromo de Uvaranas, mais uma edição do GP Ponta Grossa, na distancia de 2.100m, grama, para Produtos de 3 e mais anos.
* COMO CRIADOR E PROPRIETÁRIO – Castellano Stud faturou mais uma na Gávea, desta feita com HAUSSMANN, uma Red Runner e Idealist (Emmson). Confirmou o seu favoritismo, ganhando por 2 corpos (2 CJ, 2 GV – 1.300m-GM – 1’17”18).


Nelito Cunha estará nesta quinta-feira em Uvaranas.

* NO GRANDE PRÊMIO… – Barão de Piracicaba (G.1) – 1ª Prova da Tríplice Coroa de Potrancas, disputado no feriado de 7 de setembro em Cidade Jardim, presença das paranaenses PIXILIM(Agnes Gold), criação de Roberto Belina, propriedade do Stud Yellow River, preparada pelo veterano Eduardo Gosik. Corria entre as últimas, atropelando na reta, para ficar com a dupla. O Haras Santarém, também se fez representar pela QUALCOSA (Tiger Heart), que foi daqui do Tarumã. Correu em segundo, até a entrada da reta, depois disso sumiu, finalizando na 12ª posição. Também do Tarumã, foi FRIENDS OF GOLD (Vettori/Bet Gold Stud – V.Rocha/A.Menegolo Neto), perdendo a dupla por raspa de focinho.

* NO GRANDE PRÊMIO… – Ipiranga (G.1) – 1ª Prova da Tríplice Coroa de Potros, em 1.600m, o treinador Olívio Zantedeschi colocou em pista DASH FOR SELLER (Pioneering), propriedade de Alceu Cesar dos Santos. Largou em último, mantendo esta posição até o disco. Correu abaixo do esperado.

* NO GRANDE PRÊMIO… – Independência (G.3), em 1.000m, grama pesada (55”399), vitória da paranaense DALTIVA, filha do americano Macho Uno e Mandaguaçú (Jules), criação do Haras Cifra, propriedade do Stud Galope. Apareceu com tudo que tinha direito no final, para levar a prova por 1/2 corpo, derrotando a também paranaense VALLIGIANA (Prince Of Wales), apresentada pelo pequeno polegar Dilson Antunes. Depois de brigar pela ponta, a favorita YOUNG CAT (Blade Prospector/Stud A.M.L – A.Menegolo Neto) oriunda também do Tarumã, cansou no final, terminando em 7º.

* FESTA DA NOSSA CRIAÇÃO EM CIDADE JARDIM – Nas duas… principais carreiras foram à foto da vitória, ANINHA, por Impression e Sunshine Indy (P. T. Indy), de criação e propriedade do Haras Tuta, vencedora do Clássico José e Luiz Vieira de Carvalho Mesquita (L), em 2.000m, areia variante macia, em 2’05”695 e KRANJI, um Setembro Chove e Irmadohomemra (Candy Stripes), criação do Stud Chesapeake, propriedade do Stud Fenômeno, treinamento do Julio Cesar de Moura Rosa no Tarumã, que levou o Clássico Presidente Mario Ribeiro Nunes Galvão (L), em 2.000m, areia variante macia (2’02”574).

* DESTAQUE DA SEMANA – Novamente para a nossa criação, que voltou a vencer provas graduadas nos principais Hipódromos do país.


XAXEXIXOXU, do Haras Belmont Ltda, tentará manter a sua invencibilidade.

* FESTIVAL DO DIA 7 DE SETEMBRO NO CRISTAL – Das 12 carreiras disputadas, a criação paranaense venceu 5, das quais a prova principal o GP Protetora do Turfe (L), em 2.400m, areia macia (2’43”7), com OVUNQUE (Macho Uno e Elfishness por Blush Rambler), procedente do Haras Santarém de Sylvio Bertoli. Assumiu a ponta na entrada da reta, liquidando com a fatura (3 CJ, 3 CR). AINDA FORAM PARA A FOTO: GALA TANGO (Public Speaker), que mandou para os 1.100m, areia macia, 1’09″5 (1 CR); BLESSED OF GOD (Inexplicable e Special Foxy por Groove/Siqueira & Mercadante Breeding Stud) em 1’15”8 (1.200m), areia macia (5 CR); RED ROCK PEPPER (Red Rock Canyon e Cath por New Colony/Eduardo Schuch), areia macia, em 1’47”9 para a milha (1 CR) eSAVOIR VIVRE (Public Speaker e Estacion por Music Prospector/Haras Caporanga), cobrindo os 1.200m, areia macia, em 1’16”8 (1 CJ, 1 CR, 2 GV).

* NA GÁVEA… – Na última sexta-feira, 6 vitórias paranaenses em 9 páreos disputados: O CONDE VERMELHO, por Red Rock Canyon e Red Countess (Pivotal) – Haras Las Madres, treinamento de Osmar Loezer (2 CJ, 1 GV – 1.100M-AVM – 1’08”39); DIAMONDSPRINTER, um Pollard’s Vision e Diamonds Wild (Forestry), criação Haras Campar (1 CJ, 4 GV – 1.100m-AVM – 1’07”59); MAX-WELL,por Tiger Heart e Harpa Melody (Inexplicable), criação do Haras Don Felipe do Sul (3 GV – 1.200m-AVM – 1’15”11); SOULMATE, uma Macho Uno e Radio Shack (Hostage), criação e propriedade da Agro Pastoril Haras São Luiz Ltda (1 CJ, 2 GV – 1.300m-AVM – 1’21”98); DOO BEE DOO, por Emirates To Dubai e Sho Bee Doo (Woodman), propriedade de Omar Hamdar Najar (1 CJ, 2 GV – 1.600m-AM – 1’41”44) e ENERGIA GLEE, por Elmustancer e Just Special (New Colony), cria do Haras Estrela Energia (3 GV – 1.100m-AVM – 1’08”59). NO SÁBADO… mais duas: no 6º páreo,RECEPTIVE (Inexplicable e Número Uno por Rahy), criação do Haras J.B.Barros, obtendo a sua 1ª conquista em 3 atuações (1.000m-GL – 56”29) e EROS THE LORD, um Pioneering (1 CJ, 5 GV – 1.600m-GL – 1’33”75).

* HARAS CLEMENTE MOLETTA… – E mais uma vitória no Hipódromo de Maroñas, no Uruguai. Foi na última prova de sábado, com DA-LHE GHADEER, um filho do nacional É do Sul e Spade (Wild Event), que percorreu os 1.200m, areia leve, em 1’09”29, com parciais de 22”06 e 45”27. Tem no treinamento o gaúcho Ivo V. Pereira. Sua campanha é ótima, pois em 3 corridas obteve 2 vitórias em Maroñas e 1 em Las Piedras, estando invicto em terras uruguaias. No Brasil possui 2 vitórias (CR e CJ), além de um 3º em Cidade Jardim.

* O TREINADOR… – Antenor Menegolo Neto apresentou no sábado e no domingo na Gávea, os animais LEMON TART (Excellent Art/Francielle Cristine Menegolo), obtendo um 3º; MORSHA EMY(Salute The Sarge/Stud W 4 Weiler), ficando fora do marcador (6º) e XSNUBACK (Blade Prospector/Stud Cha Cha Cha), perdendo o páreo por pescoço.

* BETO FELTRAN… – Conquistou uma prova de Grupo 2 na Gávea. Levou o GP Duque de Caxias, com a paranaense ENERGIA HALO, uma Glória de Campeão e Super Eletric, criação do extinto Haras Estrela Energia e propriedade do Black Opal Stud. Cobriu os 2.000m, grama leve, no ótimo tempo de 1’58”58.

* EM SOBRAL NO CEARÁ – Em uma tarde de sol forte e muito público foi realizado mais um festival no feriado de 7 de setembro. Como de sempre lá estava mais uma vez a criação paranaense, desta feita marcando as vitórias de BORBOTON (Pioneering e Sarabanda por Baligh), de criação do nosso amigo Duilio Berleze. Completaram o marcador Energia Escrita (Haras Estrela Energia) e Dá-Lhe Safira (Haras Clemente Moletta) e GIAN CARLO (Shirocco e Pazza-Elk por Choctaw Ridge), criação do Haras Springfield, vencedor do Clássico “Luiz Felipe Fernandes” em 1.600 metros.

* NA MADALENA… – Em Recife, os triunfos de FERNANDO, por Bonapartiste e Quirck Trick (Ghadeer), de criação do Haras Valente e YSATIS, por Amigoni e Montanha Bela (Trempolino), criação do Haras Garcez Castellano.