Neste domingo (23) acontece a Festa do Derby Paranaense 2019. Começando às 13h30, o grande destaque das dez provas da reunião é o Clássico Derby Paranaense (Listed), segunda prova de maior importância no estado.

Mas outra atração dentro da pista chamará muito a atenção dos presentes. Duas joquetas estarão em ação neste domingo. Elas terão a responsabilidade de pilotar os animais que chegam a pesar meia tonelada.

Bárbara Melo e Jeane Alves tem uma história muito diferente. Porém, os desafios que elas enfrentaram para “sobreviver” na profissão são muito parecidos.

Bárbara conheceu o Jockey em uma visita com amigas. Viu uma mulher montando e na hora decidiu o que queria para sua vida. A batalha foi grande, uma vez que ela nunca havia montado em um cavalo.

Ingressou na Escola Preparatória para Jóqueis do Jockey Club do Paraná e logo estava estreando nas pistas. Fez sucesso por aqui, mas brilhou mesmo no turfe gaúcho, onde montou até o fim de 2018.

Bárbara Melo monta três animais na tarde de domingo.

De volta a sua verdadeira casa, Bárbara terá uma rival à altura neste domingo. Jeane Alves, uma das melhores joquetas da América do Sul estará presente na Festa do Derby Paranaense.

Jeane também teve suas batalhas para conseguir êxito na profissão. Contudo, o trabalho diário fez com que os frutos começassem a surgir. Já venceu provas de graduação máxima em São Paulo e no Rio de Janeiro. Inclusive, ela foi a primeira mulher a ser campeã das estatísticas em um hipódromo do Brasil.

Bárbara e Jeane se encontraram recentemente dentro das pistas. Foi no Rio Grande do Sul, em ocasião do Ladies Day. Neste dia as melhores joquetas da América Latina se enfrentaram em cinco provas.

A melhor brasileira foi Bárbara Melo, que ficou com a segunda colocação. Jeane foi a quarta colocada. Independente das batalhas dentro da pista, elas são amigas fora, pois ainda possuem um “inimigo” em comum: o preconceito.

Jeane já venceu provas de rupo 1 em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Tanto Bárbara quanto Jeane são preteridas de algumas montarias devido a serem mulheres. O turfe, como em todos os esportes ainda sofre com a desconfiança de que as mulheres não são tão capazes quanto os homens. Algo que Bárbara e Jeane lutam para desmistificar.

“Ainda existe preconceito, por mais que alguns não gostem que chamemos assim”, desabafa Bárbara. “Para nós mulheres nunca foi fácil. Tem aquela coisa de relacionar o homem a força, porém às vezes não é só a força que conta, o cavalo precisa de jeito. E assim como tem aquele que é preconceituoso, também existem vários que reconhecem nossa capacidade e as oportunidades acabam aparecendo. E eu tento aproveitar todas as oportunidades que tenho.”

O Jockey Club do Paraná oferece grande estrutura para quem comparecer. Arquibancadas cobertas, diversos salões, restaurantes e amplo espaço verde.

Neste domingo acontecerá a Feijoada do Jockey, com o custo promocional de R$ 39,90; diversos brinquedos ofertados de forma gratuita (infláveis e lúdicos); Garibaldo e Teatro do Dr. Botica; Praça de Food Trucks; visita da Miss Brasil Globo, Bárbara Hofmann e show da banda paulista Calango Brabo após o último páreo (18h30).

O Jockey Club do Paraná fica na Avenida Victor Ferreira do Amaral, 2299, Tarumã, em frente ao Estádio do Pinheirão. A entrada e o estacionamento são gratuitos.