Com o Festival do GP Paraná Jockey Plaza chegando, a expectativa aumenta a cada segundo. E é importante frisar a participação de jóqueis de extrema qualidade neste importante festival do turfe nacional.

Na reunião de quinta-feira (20), que dá início a festa, receberemos dois jóqueis que montam em São Paulo aqui no Hipódromo do Tarumã, Marcos Ribeiro e Ruberlei Viana. Os dois, hoje radicados no turfe paulista sempre prestigiam as corrida do Jockey Club do Paraná e, nesta semana especial não seria diferente.

É sempre bom frisar a participação de nossos ótimos pilotos, com a disputa pelas estatísticas entre Valmir RochaVicente Paiva e Zeferino Rosa cada vez mais acirrada.

Além deles, teremos o retorno de Ivaldo Santana ao turfe paranaense. Depois de montar por anos fora, com destaque para sua passagem por Cingapura, onde venceu diversas provas incluindo o Cingapura Guineas (G1), ele monta no Tarumã a partir de quinta.

Santana também montou em Gulfstream Park, onde conseguiu acumular vitórias. No Brasil, conquistou diversas provas com destaque para a Tríplice Coroa Paulista montando a égua Colina Verde. Vale a lembrança dele no dorso dos craques Snack Bar, Old Tune e Taludo.

No domingo, mais alguns jóqueis consagrados se juntam aos acima citados. Do Rio de Janeiro vem o consagradíssimo Carlos Lavor, que já venceu as principais provas do país, inclusive o GP Paraná. Angelo Márcio Souza também desembarca por aqui, para montar Leão de Prata. Ele é um dos melhores jóqueis em atividade no turfe carioca, tendo acumulado diversas vitórias clássicas, como o bicampeonato do GP Brasil com Moryba e Voador Magee.

De São Paulo também estarão presentes André Luiz Silva, Antonio Mesquita, Vagner Leal e Michel Platini. Eles chegam no domingo exclusivamente para montar no dia 23. André lidera as estatísticas paulistas, seguido por Ruberlei Viana, Marcos Ribeiro e Vagner Leal.

Como já havíamos contado aqui (clique para ler), Altair Domingos também estará abrilhantando a Festa que o Jockey está preparando para domingo. Considerado um dos melhores jóqueis do mundo, Domingos se formou na escola de aprendizes do Jockey Club do Paraná.

Retorno as pistas:

Os turfistas mas antigos terão o prazer de assistir a partir de quinta-feira a volta de um jóquei que marcou época no Tarumã. Gilmar Brito, que ficou famoso por conduzir seus pilotados em excelentes atropeladas, volta a montar a partir de quinta (20). Brito, de 47 anos, nunca venceu um GP Paraná, mas chegou em segundo em 1994 montando o alazão Noble Runner, de propriedade do Stud Baggiano. O bridão paranaense reestreia montando Elusive, no sétimo páreo.