O Jockey Club do Paraná prestará justa homenagem realizando o “Prêmio Almyr Luiz Giublin Sabbag” nominando o 2º páreo da reunião turfística deste domingo, 02 de dezembro de 2018.

Terceiro de uma família de sete irmãos, Almyr Luiz Giublin Sabbag, filho de Tuffi Sabbag e Elmira Giublin, nascido em Curitiba em 19 de agosto de 1925, passou grande parte de sua infância em Campo do Tenente.

Mais tarde, voltando com a família a Curitiba, estudou no Colégio Tiradentes, fazendo na sequência o Curso de Técnico em Contabilidade, na Faculdade Plácido e Silva. Com esta formação foi galgando postos de trabalho na área bancária. Começou no Bank of London como contínuo. Foi ascendendo na carreira, passando à função de gerente. Inicialmente no então Banco da América, agência do bairro Portão, transferindo-se para a agência do Rua XV de Novembro. Assumiu posteriormente a gerência no Banco Auxiliar de São Paulo, na Rua Marechal Deodoro. Voltou a trabalhar no Portão, desta vez no Banco Itaú. Transferiu-se para a agência da Rua XV de Novembro do mesmo banco.

Lá ficou até assumir a gerência da agência XV do Banco Mercantil do Brasil, onde ficou até aposentar-se em 1990.

Em 1950 conheceu sua esposa Therezinha, que trabalhava na Tabacaria Paranaense, propriedade de seus pais, João Abrão David e Maria Salomão, loja vizinha do Bank of London, onde trabalhava. Em 27 de janeiro do ano seguinte casava-se com Maria Therezinha David. Desta união, nasceram três filhos, Vera Regina, Regina Maria e Altamir.

Por onde passava, Almyr fazia amigos. Entre seus colegas de trabalho, clientes e companheiros clubísticos são inúmeras as amizades desde os tempos mais antigos. Jogou futebol amador, foi bolonista.

Frequentador assíduo do Jockey Club do Paraná desde os tempos do Hipódromo do Guabirotuba. Foi proprietário do Stud T.R.D. em sociedade com o amigo de longa data Samir Thomé, com destaque para Sharatz e Silver Ghost. Participou por muitos anos da confraria do Haras Curitibano liderada por Raul Baptista Trombini e diversos amigos das corridas de cavalos como Sidney Catenaci, Aiçar Thomé, o treinador Rubens Gusso, Jalmir Parolin entre outros.

Frequentou o Clube Literário do Portão, a Sociedade Internacional Água Verde, o Coritiba Foot Ball Club, o Clube Sírio-Libanês do Paraná, o Clube Duque de Caxias, a Sociedade Thalia. Ajudou a criar o Clube dos Gerentes, grupo social que reunia os casais regularmente. Sua vivência na Sociedade Thalia foi muito marcante em sua vida. Foi diretor social na gestão do presidente José Vieira Sibut nos anos 70.

No ano de 1982, concorreu com a chapa Centenário à presidência da Thalia. Assumindo a presidência, ogo efetivou a compra do terreno vizinho ao Jockey para construção da Sede Olímpica do clube. Construiu todo o parque aquático, inclusive com o ginásio de piscinas térmicas.

Sua dedicação fez lhe valer em vida a homenagem de seus colegas diretores, emprestando seu nome para a Sede Olímpica Almyr Luiz Giublin Sabbag. Lá ficou na presidência até 2007, o que lhe permitiu contribuir muito para a vida dos clubes sociais de Curitiba e do Paraná.

Participou da criação do Sindiclubes, depois chamado Acepar e agora Fecepar, Federação dos Clubes do Estado do Paraná. Em 05 de dezembro de 1995 recebeu o diploma de Vulto Emérito de Curitiba, título a ele conferido pelos Poderes Públicos Municipais de Curitiba.

Em 03 de abril de 2007, a requerimento do Vereador Celso Torquato, recebeu Voto de Louvor e Congratulações pelos 25 anos junto à Presidência da Sociedade Thalia. Aos 86 anos, em 11 de junho de 2012, faleceu, deixando entre seus familiares, esposa, filhos, netos e bisnetos, amigos, ótimas lembranças e muita saudade do tempo em que convivemos com sua alegria, humildade, companheirismo e dedicação.