A Diretoria do Jockey Club do Paraná, representada pelo presidente Roberto Belina e pelo diretor financeiro Gilberto Luiz Koppe, recebeu na manhã de hoje os criadores japoneses Yutaka Ogino e Ryuichi Obata, além de sua e intérprete para uma visita. Yutaka Ogino é representante da Japan Racing Association, organizadora de provas em diversas partes do Japão.

Os criadores japoneses vieram para conhecer a estrutura do Jockey, cocheiras, além de visitar alguns haras e o principal, começar a tratativa para um intercâmbio de profissionais. Os visitantes tem interesse em mão de obra paranaense para testar novas formas de manejo do PSI no Japão.

Participaram desta primeira reunião, além dos acima citados, o criador  e proprietário Guilherme Colaço, a criadora Andressa Isfer de Mari e o vice-presidente regional da ABCPCC, Dr. Antonio Fernando Marques Perche.

Nesta conversa ficou em primeiro plano a viabilidade de investimento por parte dos visitantes na nova Escola de Aprendizes de Jóqueis do Jockey Club do Paraná, para que os mesmos possam revelar e colher os frutos de novos profissionais no futuro.

O interesse deles em mão de obra relacionada a treinamento de cavalos, envolvendo treinadores, redeadores, jóqueis e aprendizes se dá por uma nova legislação que entrará em vigor no mês de abril, que flexibiliza os contratos de trabalho temporários no Japão.

A ideia de investimento nas Escola de Aprendizes e o intercâmbio será levada a Japan Racing Association. Após um aceno para que as conversas evoluam será feito um protocolo de entendimento, e a partir daí será divulgado o que será feito no futuro.