No dia do aniversário de 145 anos anos do Jockey Club do Paraná, a Diretoria do Clube liderada pelo Presidente Roberto Belina juntamente com a Associação de Criadores e Proprietários de Cavalo de Corrida do Paraná – ACPCCP, capitaneada pelo Presidente José Caetano Ferreira Neto, começam a fazer uma série de homenagens aos turfistas que neste período foram extremamente significativos para o crescimento do turfe paranaense.

E um destes homenageados será Paulo Irineu Pelanda, como não poderia ser diferente. Com um laço gigantesco com o turfe, Paulo é filho de Guido Pelanda, outro entusiasta que nos deixou há pouco. Com uma linda história no Jockey Club da Fazenda Rio Grande, coube a Paulo ser um dos “líderes” do movimento que formou a chapa de oposição em 2015 e conseguiu a eleição, após intervenção judicial no Jockey.

Com ele – seus diretores e colaboradores – o Hipódromo do Tarumã voltou a conquistar o direito de realizar corridas, renegociou contratos com parceiros, instalou a nova iluminação, conseguiu o equacionamento das dívidas,  a recomposição do quadro de pessoal, solução para as diversas dívidas trabalhistas, modernização administrativa, reforma da Vila Hípica do Jockey, construção da nova Escola de Aprendizes de Jóqueis e o mais importante: a Carta Patente em definitivo.

As reuniões tornaram-se eventos concorridos tanto pelos turfistas quando pelo público curitibano. As edições de grandes provas e a volta do Hipódromo do Tarumã a ser uma referência em administração, pagamento de prêmios em dia e eventos direcionados à família também fizeram parte de sua gestão.

Como o grande empresário que é, conseguiu aproximar diversos turfistas históricos  do Clube, assim como alinhavou com os fornecedores de combustíveis de sua Rede de Postos importantes patrocínios para gerar rendas extras ao clube.

Paulo além de ser um apaixonado pelo Jockey, também é um apaixonado por cavalos. Com o seu Haras Rio Iguassu, já teve e tem diversos craques disputando as principais provas nacionais. Teve em Jeca um grande craque, mas First Amour (em parceria com Alexandre Frare), Out of Town, Pensando em Grana e Schweisnteiger, todos clássicos, foram os mais recentes a brilhar.

A homenagem será feita através da entrega de uma placa no domingo, dia do aniversário de 145 anos do Clube. Desde já o nosso agradecimento a Paulo Pelanda e família pelo que têm feito pelo Jockey Club do Paraná como turfista, criador, proprietário e presidente da entidade.

*Fotos: Porfirio Menezes e Renato Calliari.