Nas corridas do dia 26 de outubro de 2017 no Hipódromo do Tarumã será realizado o “Prêmio Francisco Boscardim Netto – Stud Danga”.

O Jockey Club do Paraná tem realizado homenagens “em vida” a criadores e/ou proprietários de grande relevância para o turfe nacional ou regional e que tenham contribuído decisivamente para o desenvolvimento do turfe e da criação no Paraná.

O homenageado foi Diretor do Jockey Club do Paraná nas gestões do Dr. Aramys Bertholdi. Teve papel relevante na idealização e construção do Hospital Veterinário e centro cirúrgico de equinos ao lado do Dr. Heliodoro Oliveira Duboc.

Foi proprietário de muitos animais em corrida com destaque para Hijo Negro. Fizeram parte de seu círculo de amigos no turfe Arnaldo Toniolo, Antonio Jorge Ribeiro de Camargo, Amadeu Beduschi, Lauro Liz, Silvio Piotto, Getulio Belina, Dalton Mehl Andrusko entre tantos outros.

O Dr. Boscardim (CRM-PR 494), pneumologista, completou 91 anos de idade no dia 25 de janeiro – na mesma data em que também comemora aniversário o seu filho médico Paulo César Buffara Boscardim, membro do Conselho Consultivo do JCPR e cirurgião torácico.

Com 65 anos de exercício da Medicina, o Dr. Boscardim respondeu por longo tempo pelas direções técnica e clínica do Hospital São Lucas. Atualmente não exerce diretamente a atividade médica mas continua indo diariamente ao Hospital.

Em sua trajetória profissional, já mereceu inúmeras homenagens e condecorações. Em 2002 ele foi distinguido com o Diploma de Mérito Ético do CRM-PR, ao completar 50 anos de atividade cumpridos de forma exemplar. Em 2013, também foi reverenciado na passagem do 40º aniversário de fundação da Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar), instituição da qual foi um dos fundadores.

Natural de Curitiba, formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em dezembro de 1951. Conquistou renome nacional em sua especialidade e chegou a ter entre seus muitos “professores” nada menos que o Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, mais velho e formado em 1935, que veio a Curitiba para ensinar suas técnicas em cirurgia torácica. Dr. Euryclides foi o responsável pelo primeiro transplante do coração no Brasil, em maio de 1968, tendo dirigido o Instituto do Coração (InCor), do Hospital de Clínicas da USP. O Dr. Boscardim também é membro da Academia Paranaense de Medicina.