Foto destaque: Dr. Ali Zraik com os cinco filhos recebendo o cavalo Acorillis, após vitória no Hipódromo do Tarumã.

ALI ZRAIK, filho de Hussein Ali Zraik e Mathilde Rossignoli Zraik, nasceu em Curitiba em 13 de março de 1933. Graduou-se em Medicina pela UFPR em 1956.

Sempre apaixonado por cavalos, iniciou no turfe no final da década de 50, frequentando o Hipódromo do Tarumã.  Em 1959 adquiriu seu primeiro cavalo de corrida.

No início da década de 70, constituiu o Stud Cinco Irmãos, nome dado em homenagem aos seus filhos, Maria Matilde, Ali Júnior, Angela, Alexandre e Almali.

A farda cinza, cruz de malta vermelha, mangas e boné ouro foram motivo de muito orgulho para a família turfista, figurando com destaque nas estatísticas de proprietários da época.

 az-decada-70-luty
Dr. Ali Zraik com o cavalo Luty (jóquei José Azevedo), década de 1970.

No ano de 1973, a convite de seu colega Dr. Aramys Bertholdi, participou das eleições compondo a chapa “Legenda Centenário do Turfe”, assumindo o cargo de Diretor do Ensino de Assistência Social e Comissário de Corridas, funções que acumulou e desempenhou com afinco e dedicação, sendo um dos responsáveis pela fundação da Escola para Filhos de Profissionais do Jockey Club, bem como da construção do refeitório para os profissionais.

Posteriormente assumiu a Secretaria Geral do Jockey Club, sempre atuante, orgulhava-se de ter participado de uma época áurea do turfe paranaense.

 az-decada-60-gentio
Foto do cavalo Gentio, década de 1960, de sua propriedade.

Grande incentivador do esporte, trabalhou junto com seus companheiros para o engrandecimento do turfe paranaense.

Além do Jockey Club do Paraná participou ativamente do Clube Atlético Paranaense, da Sociedade Hípica Paranaense e do Conselho Regional de Medicina.

Faleceu aos 81 anos no dia 18 de março de 2014.