Nesta quinta-feira (21), o Jockey Club do Paraná fará homenagem ao criador e proprietário Lysimaco Franco Ferreira da Costa. Ele dará nome ao terceiro páreo do programa, previsto para as 19:30h. Abaixo, leia um pouco mais sobre nosso homenageado:

LYSÍMACO FRANCO FERREIRA DA COSTA, nasceu em Curitiba em 26.06.1913, filho de LYSIMACO FERREIRA DA COSTA, este um Educador, vulto emérito de Curitiba, secretario da educação do governo do Estado do Paraná na época de Bento Munhoz da Rocha, construiu o Instituto de Educação entre outras tantas benfeitorias para a cidade; Lysimaco Ferreira da Costa faleceu em 23 de Julho de 1941 e recebe várias homenagens em Curitiba. Na Praça Santos Andrade há um busto do professor, além do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa e uma rua no bairro Centro Cívico.

lysimaco-ferreira-da-costa

LYSIMACO FRANCO FERREIRA DA COSTA, formou-se em engenharia Civil, e tornou-se proprietário da firma LYSIMACO DA COSTA & IRMÃOS a qual foi responsável pela construção da estrada Curitiba – Paranaguá, BR-277, e que receberá seu nome por decreto do Sen. Álvaro Dias.

Casou-se com Maria da Conceição Novaes e tiveram cinco filhos: Lysimaco, Maria, Carlos Renato, José Luis e Luiz Henrique; LYSIMACO FRANCO FERREIRA DA COSTA faleceu em 1979.

Juntamente com os filhos Lysimaco F. Ferreira da Costa Neto e Luis Henrique N. Ferreira da Costa, na região de Piraquara em 1959 fundou o Haras São Luiz de Gonzaga, onde criou entre outros tantos animais, o primeiro cavalo paranaense ganhador do GP Brasil em 1967; DURAQUE; castanho escuro, filho de Anubis, um garanhão argentino, descendente do famoso Bahram (Blandford), que veio importado para o Brasil para correr grandes prêmios, porém não teve boa campanha, sendo então destinado à reprodução no Haras São Luiz de Gonzaga.

haras-sao-luiz-de-gonzaga-1

Lysimaco Franco Ferreira da Costa Neto, um dos responsáveis pelo Haras, em 1965, estava com aproximadamente 5 potros da geração 1963, e sendo muito amigo de Renato e Gabriel Homsy, pediu aos amigos que providenciassem a inscrição, o alojamento e tudo o que fosse necessário para colocá–los no Leilão de Potros no Hipódromo da Gávea. Pedido feito, Renato Homsy providenciou tudo; e por consequência dos fatos, Renato acabou adquirindo todos os potros do Haras São Luiz de Gonzaga, inclusive entre eles, DURAQUE, um castanho escuro, nascido em 10 de novembro de 1963, com aproximadamente 460 kg, que tinha lhe chamado sua atenção desde quando havia chegado do Haras para o Leilão.

Assim, por um acaso do destino, DURAQUE voltou para a cocheira nº 9A.

Nesta época, Renato estava com sua cocheira de 16 boxes totalmente lotada.
Mas, para aquele castanho escuro que lhe chamara a atenção, foi conseguido um box, e bem perto do escritório da cocheira.

O Haras São Luiz de Gonzaga, criou também, outros animais de destaque da criação nacional, como: GRÃO DE BICO, GRÃO DUCADO, BALMINESS, HALLER, JUSTILHO, LOIRAÇA e mais recentemente BELO COLONY. Vários animais ali criados corriam com as fardas da Coudelaria FAN e do Haras Cifra, entre outros.

Do plantel de reprodutoras do Haras São Luiz de Gonzaga, podemos citar os nomes de: ALBERCOCCA-GB (Marveil), BANCROCHE-PR (Bahari), BARRACUDA-GB (Marveil), CHRISTINE-RS (Profundo), HAURE-PR (Ruy Blás), KIRIA – ARG (Cachalqui II), LARGA BRASA-SP (Coaraze), MECHA RUBIA – PR (Fair Trader), RELATIVA – SP (Adil), TAORMINA – SP (Blackamoor) e SALTANELLA-ARG (Setare Andakhtan). Como reprodutores utilizados, destacamos EGOISMO, IN COMAND, FENOMENAL, GRÃO DE BICO, BELO COLONY e FAHIM. O Haras São Luiz de Gonzaga criou por vários anos vários produtos com o plantel de reprodutoras e reprodutores da Coudelaria FAN (RJ) em regime de pensionato.haras-lysimaco-1 haras-lysimaco-2 haras-lysimaco-3 haras-lysimaco-4