Neste domingo, o Jockey Club do Paraná prestará homenagem ao grande turfista e ex-presidente do Clube, Edgard Alencar Guimarães. Ele dará nome ao 5º páreo da reunião, previsto para as 17:00h. Abaixo, saiba um pouco mais sobre nosso homenageado:

Texto de Luiz Renato Ribas

Em 1927, o turfista paranaense Edgard Alencar Guimarães assumiu a presidência do Jockey Club do Paraná e no ano seguinte iniciava a reforma e ampliação da arquibancada do velho Hipódromo do Guabirotuba, inaugurada em 1929, já na gestão de José Cândido da Silva Muricy, com a presença de Miss Paraná, a socialite Didi Cailet.

Foi na gestão de Edgard Guimarães, em 1928, que o transporte dos cavalos, para as corridas de São Paulo e Rio de Janeiro, passaram a ser por via férrea, antes unicamente por navio.

O presidente Edgard, era conhecido popularmente como “Gardito”, por ser carismático e sobretudo um diretor dinâmico, rigoroso e intocável.

1954

E graças a ele, se perpetuou o último cenário do saudoso Guabirotuba, com sua charmosa arquibancada, na transição em 1955 para o majestoso Hipódromo do Tarumã.