O Jockey Club do Paraná promoverá, nesta quinta-feira, mais um festival de turfe. Serão oito corridas, duas delas clássicas, quais sejam, Taça “Jockey Club do Paraná” e Clássico “Criadores” – (L). A primeira será disputada no 4º páreo, às 15h, enquanto a segunda será logo no páreo seguinte, às 15h35.

Na história, muitos cavalos já disputaram estas provas, muitos cavalos já venceram uma destas provas, mas somente os craques deixaram um legado. Muitas vezes esse legado foi transmitido através dos filhos destes craques, outras vezes, o que fica é a saudade de ter visto um tipo único vencer nas pistas.

Em 16 de maio de 2002, com o forfait de Maroc, sete competidores alinharam para o sexto páreo, Clássico “Criadores” – (L):

1 – French Killer

2 – Zeuss Fighter

3 – Best Luck

4 – Touch To Glory

6 – Monsieur Homero

7 – Byzantium

8 – Unificada

O vencedor desta prova foi Byzantium, castanho nascido no Haras J.B.Barros, de propriedade do Stud Mandrake, com J. Ayarza como jóquei e treinamento de Ivo Oliveira. Era sua segunda corrida, sua segunda vitória, e o início de campanha de um dos maiores corredores que já passaram por aqui. A seguir Byzantium venceu o Clássico “A.B.C.P.C.C.” – (L), e como líder inconteste da geração 1999 do Tarumã foi levado para São Paulo.

Sobre Byzantium, Ivo Oliveira, atualmente treinando os cavalos do Haras Rio Iguassu na Fazenda Rio Grande, gentilmente enviou a seguinte declaração: “eu e o Seo Ricardo Slaviero decidimos correr o Grande Prêmio “Ipiranga” – (G1), em São Paulo. Sabíamos que enfrentaríamos outros animais paulistas de destaque como, por exemplo, o Ultinove. Foi uma disputa à parte! O Byzantium venceu, bateu o recorde e se tornou o melhor potro brasileiro. Eu agradeço a Deus pela oportunidade de ter treinado este cavalo extraordinário.”

Após ensacar a parceria no Ipiranga, metendo 92”704 na raia de grama pesada, não havia mais nada para Byzantium provar em terras brasileiras. Líder no Tarumã, líder em São Paulo, foi vendido por 450 mil dólares para os Estados Unidos. Infelizmente, acabou tendo o restante de sua campanha extremamente prejudicada ao sofrer sério contratempo no joelho.

Chegando ao presente, clique aqui e acesse o Programa, clique aqui e acesse o Retrospecto das corridas de quinta-feira. Olho vivo na quinta prova, Clássico “Criadores” – (L), às 15h35! O próximo vencedor do Ipiranga pode estar lá!