O Paraná brilhou na noite de ontem no Restaurante Cena, localizado na Tribuna Social do Jockey Club de São Paulo. Lá aconteceu a cerimônia de entrega do Troféu Mossoró 2018/2019, prêmio em que a Associação Brasileira dos Cavalos de Corrida elege os melhores animais do Brasil.

Hassenah, égua criada pelo Haras Palmerini, de propriedade do Stud AML (Artagão e Tiago de Mattos Leão) e que é preparada no Hipódromo do Tarumã por Luiz Roberto Feltran, foi eleita a melhor égua de 4 e mais anos do Brasil.

Vencedora de quatro provas de Grupo em seguida, incluindo dois desafios contra os melhores machos de Cidade Jardim, a filha de Red Runner foi a representante brasileira no Gran Premio Longines Lationamericano (G1), em Santiago, Chile.

Sua eleição veio em excelente momento para o turfe do estado, uma vez que mais uma vez coloca em evidência a criação paranaense, que deu tantos craques ao turfe brasileiro.

First Fighter também venceu o Troféu Mossoró. O fundista é preparado no Tarumã por Antenor Menegolo Neto e pertence ao Stud Victor Augusto (Djalma Correa e Victor Correa). O animal se tornou uma revelação entre os fundistas, vencendo o GP ABCPCC (G3) em junho, no Hipódromo da Gávea.

Ele sempre foi um animal diferenciado, possuindo grandes atuações nas provas em 2.400 metros. Venceu o Clássico Firmino Pinto (Listed), fez segundo no GP 14 de Março (G2) e dois quintos no GP São Paulo (G1). Realmente um cavalaço.

Também é importante ressaltar o reprodutor Setembro Chove, que pertence ao Stud Chesapeake (José Glaser), que cria seus animais no Paraná. Ele venceu na categoria reprodutor nacional.

Nesta temporada ele brilhou nacionalmente com Halston, do Haras Cifra (GP Ipiranga – G1 e GP Derby Paulista – G1) e com Midsummer Rain (GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra – G1), ambos criados no Paraná.

Arrocha, nascido em nosso estado venceu o Troféu Mossóró na categoria cavalos de 4 e mais anos. Amuletto, vencedor do GP ABCPCC (G1) concorreu como melhor velocista.

No Troféu Antônio Joaquim Peixoto de Castro Palhares – Totão, os paranaenses Haras Palmerini e Haras Cifra também foram citados entre os concorrentes.

*Fotos: Sylvio Rondinelli, Porfirio Menezes e Leopoldo Scremin.