Já está virando “rotina” animais saírem do Hipódromo do Tarumã para vencer a principal prova de potros de São Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, um paranaense vence o GP Derby Paulista (G1).

Depois do êxito nas duas primeiras provas da Coroa Paulista (em uma delas foi desclassificado), o potro Halston, de criação e propriedade do Haras Cifra entrou na pista paulista como favorito. Experimentando pela primeira vez os 2.400 metros, o filho de Setembro Chove, assim como fez no GP Jockey Club de São Paulo (G1), não tomou conhecimento dos rivais, vencendo “a galope”.

Após a partida quem foi para a primeira colocação foi Doppio Shanghai, também do Haras Cifra. Halston, que largou pela baliza 11, perdeu um pouco de terreno durante a primeira curva, uma vez que a fez em pelo externo da pista. Mesmo assim ele se posicionava na quinta colocação, aguardando a hora certa de avançar.

Na reta final, mesmo fazendo a curva bem por fora, Halston avançou e rapidamente dominou a prova. Tocado somente a partir dos 200 metros finais, cruzou o disco com 5 1/4 de vantagem para o segundo colocado Olympic Ipswich.

A seguir chegaram Avião Sureño, Repeat Winner e Doppio Shanghai. Filho de Setembro Chove e Londrinita (Fahim), Halston foi apresentado por Delmar Lima Albres e pilotado por N.a.Santos. Com esta vitória, Halston consagra a criação do Haras Cifra com sua segunda vitória no Derby Paulista. Ano passado venceu com Galope Americano.

*Foto: Site JCSP por Porfírio Menezes e Site ABCPCC por Marília Lemos.