Imagem: Arquivo Pessoal

Faleceu no último sábado (16), em Curitiba, aos 93 anos, o criador e proprietário William Haj Mussi. Fundador e titular do Haras Rio Verde, Mussi era um dos mais antigos criadores do turfe paranaense.

Com sede em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, o Haras Rio Verde foi um dos mais bem sucedidos centros criatórios do Paraná, entre as décadas de 1960 e 1970. Dentre os criadores radicados no Paraná, Mussi foi o primeiro a vencer, por duas vezes – e em dois anos consecutivos, em 1969 e 1970 – o Grande Prêmio Derby Paulista, com Castao e Don Jurandir (ambos filhos do nacional Milord).

Além dos expressivos resultados conseguidos do lado de dentro das pistas, Mussi desempenhou, ainda, importante papel nos bastidores do turfe paranaense, e brasileiro. Foi ele o fundador da Associação Paranaense dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida, que também teve em Mussi o seu primeiro presidente. Filho de William, Luis Mussi presidiu o Jockey Club do Paraná nos anos 2000, e responde atualmente pelo Haras Rio Verde. Irmão de Luis, Roberto Mussi é o titular da Coudelaria Bob Mussi, com animais entre Paraná e Rio de Janeiro.

Fonte: Site ABCPCC