Parece que a criação paranaense sempre acerta quando trás garanhões irlandeses para o Brasil. Depois do sucesso de Baynoun e Emmson, agora quem vem se destacando em sua primeira geração é Salto (IRE), que pertence a um Condomínio formado por criadores paranaenses.

Irmão materno do consagrado Silent Name, Salto em sua primeira geração já demonstra qualidade. Com Naomi Broadway (Clássico Emerald Hill – Listed) e Cara Salto (Prova Especial Joaquim da Cunha Bueno) brilhando no turfe nacional, tem em Duro de Matar um dos líderes da geração de Maroñas, que venceu neste domingo (29) a preparatória para a Gran Premio Polla de Potrillos (G1).

O Clásico Ensayo (G3) foi disputado em 1.500 metros e contava com a presença de outros animais que vêm se destacando na atual geração de Maroñas, como o brasileiro Aero Trem (Shangai Bobby), que havia vencido Duro de Matar no Gran Premio Gran Criterium.

Mas na tarde de ontem o neto de Royal Academy não deu chances aos adversários. Corrido de forma brilhante por Waldemar Maciel, Duro de Matar se manteve na quarta colocação, se aproximando dos ponteiros na curva e avançando por fora na reta final.

Dominou Aero Trem sem muita luta, mas nos metros finais recebeu forte ataque de Rey Mastro, que montado por Héctor Lazo encontrou excelente passagem por dentro e veio dar forte carga ao brasileiro. No final a diferença de Duro de Matar para o segundo colocado foi de cabeça.

Completaram o placar o brasileiro Aero Trem (Haras Old Friends), outro brasileiro, Great Spirit, este criado pelo Stud TNT e treinado por Ricardo Colombo e The Broad. O tempo da prova foi de 1’31”44 para os 1.500 metros em areia encharcada.

Esta foi a quinta vitória do filho de Salto em nove saídas, sendo que quatro delas foram em provas graduadas. Agora é aguardada a inscrição do brasileiro no Gran Premio Polla de Potrillos (G1), a ser disputada em Maroñas no início de setembro.