Nesta quinta-feira, o Jockey Club do Paraná prestará homenagem ao criador, proprietário e ex-presidente do Clube, Eraldo Palmerini. Ele dará denominação ao 4º páreo do programa, com largada prevista para as 19:45h. Abaixo, leia mais sobre o homenageado desta semana:

Eraldo Palmerini nasceu em Valli del Pasubio, uma província de Vicenza, na região do Vêneto, entre as montanhas de Sengio Alto, em 31 de agosto de 1944. Chegou ao Brasil, com seus pais, aos 3 anos de idade e foi assumindo sua nova pátria e manifestando qualidades que lhe seriam marcantes – pioneiro e inovador!

Entre suas várias atividades que denotavam seu temperamento arguto e empreendedor, destacou-se como um dos principais árbitros do futebol brasileiro, no quadro da Federação Paranaense de Futebol. Foi o árbitro mais jovem que apitou partidas profissionais, aos 23 anos, e destacou-se apitando jogos decisivos nos campeonatos paranaense e brasileiro!

Igualmente, trouxe para Curitiba uma visão moderna do turismo, quando criou a Brementur, uma das agências turísticas mais avançadas do Sul do Brasil, hoje um complexo exemplar com destacada significação internacional, ainda mais após a fundação do Grupo BRT que agrupa todas as atividades do setor.

Trazido pelos amigos, ingressou no turfe, com o cavalo Que Rico que lhe deu as primeiras alegrias da vitória com um cavalo de corridas. Como proprietário, foi muito especial seu primeiro triunfo clássico, com Luron, no GP Prefeito de Curitiba, em 1981. Outro destaque foi Niet, um recordista que defendeu suas cores nas pistas e veio a ser seu primeiro garanhão.

As vitórias nas pistas foram os incentivos decisivos para cogitar a implantação de um haras que viesse a criar os cavalos que ele pretendia. Foi assim que, em 1983, Eraldo adquire a área, no tamanho que lhe parecia ideal, ali na Colônia Muricy e incia sua criação com as éguas Gabolinha e Blessed Kali. Logo em seguida, ele revela dois elementos clássicos que foram Billy The King e Dinamite Boy e a criação Palmerini tem sequência, nestes mais de 30 anos, produzindo cavalos excepcionais.

O Haras Palmerini consegue alcançar índices muito promissores, em termos de vitórias e colocações, quais sejam cerca de 20% de animais clássicos, 70% de aproveitamento e as médias de 2,31 vitórias por produto corrido e 3,02 por produto ganhador! Foram perto de 40 ganhadores clássicos, entre os quais se destacam os seguintes valores, alguns deles craques, como JAFKA OVER, OLD SAYBROOK, UNITED FORCES, ATLANTE, AMORETY, BOY COTT, CORSÁRIO TREMPOLI, DIRETAPRODISCO, DATTORE, GIANT SPEAKER, GET RUNNER, QUICKEN GIRL, DIYARBAKIR, VITALINO MESTRE e ESTUPENDA DEMAIS. Recentemente, revelou-se outro valor extraordinário, o craque HOTARU!

Eraldo Palmerini foi Presidente do Jockey Club do Paraná, entre 2001 e 2003, assim como, em gestão anterior, foi Presidente da Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida do Paraná. Nas duas ocasiões imprimiu administrações muito positivas e profícuas.