Neste domingo acontece a principal preparatória para o Clássico Ciro Frare (Listed), prova de velocidade do Festival do GP Paraná que pagará R$ 17 mil ao primeiro colocado.

E um participante deste ano conhece esta carreira muito bem. Alphorn, do Haras Belmont, venceu a edição do ano passado e este ano reaparece após longa tempo de inatividade. No campo da prova deste domingo alguns animais de muito destaque, como Don Arlindo, Bom de Briga e Up Money, todos clássicos em Cidade Jardim.

Também teremos animais em evolução, como Lyon do Iguassu, Luanda Light, Slam of Cat e Arrington, este último que correrá de parelha com o atual campeão da prova. E já que amanhã uma nova história será escrita, vamos relembrar como foi a vitória do crioulo do Haras Ponta Porã em 23 de agosto de 2018.

O campo da Prova Especial Polícia Militar do Estado do Paraná 2018 contava com seis animais, sendo que Raj, que havia representado o Stud Mikael no GP Major Sukow (G1) não foi apresentado. Alinharam para a disputa Doutorado (Haras Rio Iguassu), Prata Sarge (Haras Cima), El Bacan (Stud Parente Sobral), Alphorn (Haras Belmont) e Zazá Bela (HTI Stud).

Com este campo de luxo foi dada a partida para a oitava prova da programação daquela noite de quinta-feira, em 1.200 metros. Prata Sarge assumiu a primeira colocação com dois corpos de vantagem para os demais competidores.

Próximo da cabeceira da grande curva, o então potro Alphorn foi dar caça a ponteira. Mais atrás vinha em terceiro Doutorado, vigiando o “carioca” El Bacan. Na última colocação bem perto corria Zazá Bela.

Na metade da grande curva, tanto Doutorado quanto El Bacan se aproximaram mais dos dois ponteiros. Nesta altura, Alphorn começava a dominar Prata Sarge, assumindo a ponta na entrada da reta final.

E a reta foi toda de Alphorn. Enquanto seus adversários eram exigidos a fundo por seus pilotos, Luan Azevedo só espanava o “cara branca”. Nos 300 metros finais finalmente Luan “se abaixou em cima” e Alphorn abriu boa diferença para os demais competidores.

Na segunda colocação chegou El Bacan, com boa diferença para Doutorado em terceiro. Completaram o marcador as duas éguas do páreo, Zazá Bela e Prata Sarge.

Jockey Club do Paraná – Hipódromo do Tarumã reunião de 23/08/2018 – fotos de divulgação © Estéfano Lessa

No Clássico Ciro Frare (Listed) de 2018 venceu Schweinsteiger, derrotando em chegada espetacular Up Money e El Bacan. Alphorn teve um prejuízo logo após a largada, sobrando para a última colocação longe. Mesmo assim, o filho de Trinniberg e Meiga Senhorita (Minstrel Glory) atropelou forte na reta de chegada e acabou em quarto.

O melhor do turfe é que a cada ano as esperanças se renovam e, depois de praticamente um ano, o pensionista de Fabrício Azevedo volta à pista para lutar pelo bicampeonato da Prova Especial que homenageia a Polícia Militar de nosso Estado.

*Fotos: Estéfano Lessa.