Foto-destaque: Marília Lemos

Em 2014 e 2015, o Jockey Club do Paraná passou por um dos piores momentos de sua história. Com a carta-patente cassada o Clube foi impedido de promover corridas e, com isso, o Grande Prêmio “Paraná” – (G3) não foi disputado naqueles anos. Após um longo e tortuoso caminho, que começou com a eleição do Sr. Paulo Pelanda para a presidência do Clube, o ano de 2016 prometia a volta da prova máxima ao calendário turfístico paranaense.

Programada para ser disputada no mês de agosto de 2016, o “Paraná” daquele ano viu o desfile de um craque nas pistas com a vitória de First Amour. Com aquele feito, First Amour conquistava sua nona vitória em dez apresentações. O treinamento do campeão era de responsabilidade de Ademar de Barros Pereira, responsável pelas cocheiras do Haras Rio Iguassu por quase cinqüenta anos.

Luis Felipe Pelanda, titular do Haras Rio Iguassu, comentou que “seo Ademar sempre teve um carinho muito grande pelo cavalo, e ele sempre trabalhou muito bem, tanto que bateu dois recordes em Porto Alegre, em 1000 e 1600 metros.”

Infelizmente, First Amour teve um sério problema no tendão que acabou lhe custando um longo período de sete meses fora das pistas. Ao retornar, o cavalo não conseguiu reeditar a blitzkrieg de vitórias do início da carreira. No entanto, ainda houve tempo para vencer três Provas Especiais e um Listed Race, e ainda mais três colocações em provas de grupo. Aposentado, First Amour será testado na reprodução, constando três filhos da geração 2020 registrados no Stud Book.

First Amour foi o primeiro sopro de esperança do retorno do turfe paranaense e agora, passados quatro anos de sua vitória, o Grande Prêmio “Paraná” – (G3) terá um campo estrelado. Um campo que faz juz à sua história e é uma recompensa a todos os profissionais que trabalharam durante esses cinco anos pela reconstrução do Clube, treinadores, jóqueis, cavalariços, ferreiros, criadores e proprietários.

*A partir do dia 22 de novembro de 2020, o treinador Ademar de Barros Pereira transferiu suas cocheiras terrestres para o prado divino. Suas vitórias e sua parceria com o Haras Rio Iguassu serão para sempre lembradas por todos os turfistas do Brasil. O primeiro páreo das corridas de sábado será o Prêmio “Ademar de Barros Pereira (1953-2020)”, disputado em sua homenagem.

Confira abaixo a vitória de First Amour, na narração de Gerson Borges de Macedo: