Na reunião da próxima quinta-feira (15), o Jockey Club do Paraná prestará homenagem a mais um importante criador, proprietário e turfista paranaense. O homenageado da vez é Divonsir Hay, atualmente Conselheiro do Clube. Ele dará nome ao quinto páreo da reunião, previsto para as 19:45h.

Abaixo, conheça um pouco mais, nas palavras do próprio homenageado:

“Iniciei minha trajetória quando muito cedo passava os finais de semana no Haras Campo das Pedras, de propriedade de Leonel Gusso, meu tio, e tendo Luís Rigoni como primo irmão.

Desde então frequentei as corridas que eram realizadas no hipódromo do Guabirotuba e fui proprietário de cavalos de corrida quando o hipódromo passou a ter sua sede no Tarumã. Como proprietário tive cavalos com o treinador Dionísio Tieppo e depois com Elídio Pereira Gusso, dando continuidade, até hoje, com seus descendentes.

didico divonsir-com-seu-primo-luis-rigoni-e-pierre-weis

Comecei na criação adquirindo a égua Fifine do Sr. Guido Pelanda. Égua que me deu muitas alegrias, inclusive com a vitória, em São Paulo, no retorno de Luís Rigoni às pistas após estar recuperado de sério acidente. Infelizmente a Fifine, prenha de seu primeiro produto, morreu vítima de um raio no Haras onde estava alojada.

fifine

Iniciei a criação no Haras Nove de Março em uma propriedade adquirida em São José Dos Pinhais, no qual montei toda a infraestrutura em agosto de 1982. O primeiro produto nascido nestas terras foi Ala Shan (Riadhis/Jours de France). Em 20/01/1997 mudei o nome do Haras para Haras São José dos Pinhais.

Os principais animais de minha propriedade foram: Zanzara, Muricy, Vovô Inácio, Astre Rose, Didi Cachinho, Fifine, Didico, Gran Ciclone, Red Stalion, Charming Princess, entre outros.

didico-2 muricy red-stalion-1983

Os principais animais de minha criação foram: Ala Shan, Big Brac, Hoover, King of Iron, Reizinho, Riboletto, e para fechar com chave de ouro, meu último “pupilo”- Beduíno do Brasil.”

ala-shan beduino-bento-goncalves-2 hoover king-of-iron