No último domingo muita história aconteceu. E aos poucos nós vamos contando capítulo por capítulo.

Já falamos a respeito das principais provas da programação, dos treinadores que se destacaram e postamos diversas galerias de fotos das provas clássicas. Agora chegou a vez de falarmos dos jóqueis que brilharam no dia 22 de setembro.

Primeiro não podemos deixar de citar a presença inspiradora de Jorge Antonio Ricardo, recordista mundial de vitórias. Ricardinho foi espetacular em todos os sentidos, ajudando o Jockey Club do Parana a divulgar a festa, se fazendo presente em todos os eventos e até comprando um potro em sociedade com Tiago Mattos Leão.

Jorge Ricardo e o quadro de Much Better, exposto na sala de reuniões da ACPCCP.

Foi homenageado por todos, desde a ACPCCP, em ocasião da reunião da ABCPCC, passando pela TBS Internacional e claro, o Jockey Club do Paraná, que lhe prestou homenagem através do “Prêmio Jorge Ricardo 0 Recordista Mundia de Vitórias”. André Luiz Silva, líder das estatísticas no Tarumã também fez questão de lhe homenagear.

André Luiz Silva entrega placa a Jorge Ricardo.

Dentro da pista o “nosso” Altar Domingos brilhou na principal prova. Com a vitória, ele ultrapassa nomes icônicos como Albenzio Barroso, Juvenal Machado da Silva, Antonio Bolino, Jorge Garcia, José Aparecido e se tornou o maior campeão do GP Paraná, com três vitórias (Fogonaroupa, Jeca e agora Ultra Bom).

Vicente Paiva foi o que mais venceu. Primeiro com o tordilho Brazilian Glory e depois com Tarsílio na Prova Especial Silvio Batista Piotto. Carlos Lavor levou o Clássico Governador do Estado (Listed) pilotando Dark Bobby.

Carlos Lavor também abrilhantou a festa.

Leandro Henrique, atual vencedor das estatísticas do Hipódromo da Gávea venceu o Clássico Primavera – ACPCCP (Listed) com Golden Pacific. Nelson Alexandre Santos levou o troféu do Clássico Ciro Frare – Divesa (Listed) para São Paulo ao cruzar o disco na frente com Don Arlindo.

Nas demais provas venceram o aprendiz Guilherme Cardoso (Pontaseca), Adriano Santos (Tina Kalo), Orley Ribeiro (Zanzibar Prince), Leandro Santos (El Poker) e André Luiz Silva (Quilunje) e o aprendiz Higor Gabriel (Noble Wells).

Aprendiz Guilherme Cardoso representando a Escola Preparatória de Jóqueis Guido e Iolanda Pelanda.

Estatísticas:

Com a vitória de Quilunje na 11° prova da programação, André Luiz Silva reassumiu a ponta das estatísticas. Leandro Santos ultrapassou Valmir Rocha na segunda colocação por número de colocações, ficando uma vitória atrás de André (8 contra 7).

Leandro Santos brilhou na condução de El Poker.

Na quarta colocação com 5 vitórias está Vicente Paiva, seguido por Marcos Santos  e Higor Gabriel (4), Guilherme Cardoso, Alex Siqueira e Orley Ribeiro (3), além de Zeferino Moura Rosa (2), que fecha o “Top 10”.

*Fotos: Felipe Neves e Porfirio Menezes (capa).