Fotos de Felipe Neves

Mais um ano hípico chega ao fim no turfe paranaense, e muita coisa aconteceu nas duas últimas reuniões da temporada. Nos dias 28 de maio e 18 de junho, foram realizadas reuniões turfísticas no Hipódromo do Tarumã, nas quais conhecemos os grandes líderes das gerações de 2 e 3 anos em nosso hipódromo, bem como os campeões das estatísticas da temporada 2020/2021. Confira neste artigo nossos principais destaques deste final de temporada!

Caled, grande líder da Geração 2017

No dia 18, um dos grandes destaques da programação foi a disputa do Clássico Derby Paranaense (L), nos 2.000 metros da pista de areia, reunindo alguns dos melhores animais atualmente alojados no Hipódromo do Tarumã.

Aqui, após a excelente atuação no Grande Prêmio São Paulo (G1), Caled, castanho filho de Beduino do Brasil e Vesper of Love (Crimson Tide), criado pelo Haras São José dos Pinhais e pertencente a Divonsir Hay, consagrou-se como o grande líder da Geração 2017 no Tarumã.

Foi conduzido por Leandro Henrique, e recebeu o treinamento de Antenor Menegolo Neto. Marca a primeira vitória clássica de Beduino do Brasil como reprodutor, tendo poucos filhos nascidos até o presente momento, mas que se apresenta com grande potencial para o futuro.

O tempo final do páreo foi de 2:10.10. Dashing Court (O.Zantedeschi/Haras Cima) foi o segundo colocado, e Wil Myers (D.Antunes/Stud Ajato) foi o terceiro. Três animais que se colocam como potenciais candidatos às provas clássicas a serem realizadas ao longo do segundo semestre.

Aspro Coutier conquista a liderança da Geração 2018

Também no dia 18, outra prova nobre realizada foi o Clássico Criadores (L) – Criterium Paranaense, última prova clássica para os produtos de 2 anos, nos 1.600 metros da pista de areia.

Desta vez a vitória foi de Aspro Coutier, castanho filho de Courtier e Friendly Silk (Gone West), de criação e propriedade do Haras Cima, que com esta vitória conquistou a liderança da Geração 2018 no Tarumã.

O pensionista de Olivo Zantedeschi recebeu a condução de Marcos Ribeiro. Este é mais um filho de Courtier que se destaca nas pistas, reprodutor que já demonstrou sua qualidade nas suaas duas gerações de animais em campanha, pouco a pouco consolidado como um dos principais em atividade em nossa criação.

Aspro Coutier completou os 1.600 metros de percurso em 1:40.80. Magic of Control (D.Antunes/Stud Corazon de Leon) formou a dupla, e Ventoux (L.R.Feltran/Stud Magenta) foi o terceiro colocado.

Hércules de Grèce volta a vencer

A terceira prova nobre realizada no dia 18 foi a Prova Especial Guido Irineu Pelanda, para produtos de 2 e mais anos, nos 1.200 metros da pista de areia.

Vitória de Hércules de Grèce, alazão de 3 anos, filho de Billion Dollar e Hommage a Rô (Trempolino), de criação e propriedade do Haras Niju.

Após início de campanha bastante auspicioso no Hipódromo do Cristal, inclusive conquistando duas vitórias clássicas, este animal veio ao Tarumã para a disputa da Pegasus Brasil 2020, onde não teve sucesso. Acabou ficando após o páreo, reapareceu com bom terceiro lugar na pista de grama, e agora conquistou a quarta vitória de sua campanha.

André Luiz Silva foi o responsável pela condução do pensionista de Marcos Decki, que completou o percurso em 1:14.00. Inspetor Fong (D.Antunes/Stud Ajato) foi o segundo colocado, e Fascinatin Fanny (O.Zantedeschi/Haras Cima) foi a terceira.

Tarsílio reaparece com vitória

A única prova do calendário clássico realizada no dia 28 de maio foi a Prova Especial Luiz Carlos Moletta, para produtos de 3 e mais anos, nos 1.600 metros da pista de areia.

Prova esta que marcou o reaparecimento vitorioso de Tarsílio, castanho de 4 anos, filho de Tiger Heart e Inny (Pulpit), de criação do Haras Santarém e propriedade de Jamil Name Filho.

Marcos Decki mais uma vez se destaca como treinador vencedor, apresentando em ótima forma o pilotado de José Aparecido. O tempo final foi de 1:40.10.

Estatísticas definidas

Após as duas reuniões realizadas, foram definidas as estatísticas da temporada 2020/2021. Os novos campeões são André Luiz Silva (jóquei), Mauricio Soares de Oliveira (treinador), Stud Ajato (proprietário), Haras Cima (criador), Salto (reprodutor), Crimson Tide (avô materno) e Inspetor Fong (animal). Nos próximos dias, confira aqui no site artigo completo sobre os grandes campeões!