Ontem tivemos a reunião n°515 acontecendo no Jockey Club do Paraná. Transferida do dia 21, a reunião proporcionou muitas emoções e destaques. Então vamos a eles:

Paiva mantém a ponta nas estatísticas: 

Vicente Souza Paiva chegou nesta reunião com duas vitórias de diferença para Valmir Rocha. No entanto, até o 7° páreo ser corrido ele estava com quatro vitórias de vantagem. O motivo eram suas duas vitórias, no 2° e no 3° páreo da reunião. Com Canadian Boy ele teve sua melhor pilotagem, trazendo o animal na hora certa e vencendo, mesmo com 60 quilos. A outra foi com Jogo de Cartas.

Mas Rocha se recuperou, vencendo o 7° e o 8° páreo. Assim, ele ainda se encontra com duas vitórias a menos que o rival, deixando a briga em aberto. Venceram também Zeferino Moura Rosa (Bom de Briga), Sivaldo Pereira Santos (Jucilinda), Leandro Santos (Avvocato Adriano) e Everton Cordova (Gulliver).

Veríssimo venceu três: 

Luis Veríssimo foi o grande destaque entre os treinadores. Levou ao disco nada menos que três animais na reunião, com direito a dobradinha no 6° páreo. A supervisão dos animais treinados por ele fica a cargo de Marcelo Clécio de Souza. Venceu com Jogo de Cartas, Avvocato Adriano e Gulliver, que ainda foi escoltado por Cacique da Aldeia.

Ademar de Barros Pereira, líder das estatísticas se distanciou de Olívio Zantedeschi, com duas vitórias a mais (17 no total). Em segundo está Antenor Menegolo Neto, empatado com Zantedeschi com 15 vitórias, levando vantagem no número de colocações.

Venceram também Julio Cesar de Moura Rosa (Bom de Briga), Márcio Ferreira Gusso (Canadian Boy) e Antenor Menegolo Neto (Jucilinda).

Muitos cavalos vendidos: 

Fly Low e Vangelis foram vendidos.

O Tarumã está formando diversos páreos de claiming. E isto está possibilitando que proprietários possam fazer seus investimentos. Jogo de Cartas foi vendido há duas semanas e já venceu com a nova farda. Agora, foi a vez de Athayde Lopes ir às compras e comprar nada menos que três animais.

Ele conseguiu a compra do concorridíssimo Canadian Boy. Além dele, adquiriu With Pride e Fly Low. Carlos Alberto Piovesan comprou Vangelis, Rogério Milleo, titular do Haras Diamante do Sul adquiriu Meu Chuck e o Haras Springfield comprou Noble Weels.

Duas vitórias e uma “dobrada”: 

Daniele Cristina de Souza brilhou entre os proprietários. Venceu com Jogo de Cartas no 3° páreo e no 5° páreo conseguiu uma dobradinha com Gulliver e Cacique da Aldeia. Méritos também de seu irmão, Marcelo Clécio de Souza, que supervisiona seus animais.

Marcelo comentou que está trazendo da Gávea mais quatro animais, que devem estrear no Tarumã em março. Parabéns aos irmãos Daniele e Marcelo pelas vitórias e por estarem investindo cada vez mais no turfe paranaense.

Com duas vitórias nos páreos derradeiros da reunião, o Haras Rio Iguassu aumentou ainda mais a diferença nas estatísticas. “Nada de braçada”, comprovando a força da Família Pelanda no turfe nacional.

Muita emoção: 

A chegada mais emocionante com certeza foi no 8° páreo. Doutorado dominou a prova na entrada da reta, mas quando abriu para buscar as balizas de fora cedeu terreno para Leroy Brilliant e Mr.Hobbit que vinha pelo lado de dentro. Valmir Rocha teve que “se virar” para recuperar a vantagem e cruzar o disco com cabeça de vantagem.

Outra reta que chamou a atenção foi a da quinta prova. Avvocato Adriano recebeu o ataque de Sortudo a reta inteira e só conseguiu a vitória nos metros finais. Boa direção de Barbara Melo no dorso do segundo colocado, que vem melhorando muito.

Dando Show: 

Gerson Borges de Macedo e Vaccari Neto deram show na transmissão de ontem. Com as chuvas que caíram, a visibilidade da cabine ficou muito prejudicada. Mesmo assim ótimas narrações, mostrando que eles estão “voando”. Dois abnegados que fazem muito pelo Jockey Club do Paraná, contando as histórias de nossas carreiras.

Escola Preparatória de Jóqueis inaugurada: 

Ontem a tarde, antes das corridas aconteceu a inauguração da Escola Preparatória de Jóqueis Guido e Iolanda Pelanda. Cerimonia muito bonita, com belas palavras do Presidente Roberto Belina homenageando a Família Pelanda, que estava presente no evento.

E dentro da pista esteou o aprendiz H.Gabriel. Boas colocações e uma ótima direção em Mr.Hobbit no último páreo, ficando à pescoço da vitória. O “guri” é bom, então olho nele. A direção da “Escolinha” ficará a cargo de Tiago Castellano.

Vareio: 

Na reunião de ontem tivemos chegadas apertadas em sua maioria. Jucilinda venceu por 3 corpos sem grandes dificuldades. Jogo de Cartas também esbanjou categoria vencendo por 3 1/2 corpos. Mas foi Old Kowboy quem mais impressionou.

O cavalo do Haras Rio Iguassu assumiu a ponta na seta dos 800 metros finais e não deu a menor chance aos adversários. Um verdadeiro vareio do filho Kodiak Cowboy, de criação do Haras Old Friends e propriedade do Haras Rio Iguassu. Sete corpos de vantagem e ótima marca de 1’08″05 para os 1.100 metros em uma pista encharcada e já no último páreo.

*Fotos: Estéfano Lessa e Leopoldo Scremin.