O Hipódromo do Tarumã sofrerá uma perda nos próximos meses, um de nossos melhores treinadores está de malas prontas para se mudar para o Uruaguai. Estamos falando de Delmar Lima Albres, profissional de sucesso que desembarcou no Hipódromo do Tarumã com um projeto consistente e elevou o nível de nosso turfe com grandes vitórias, tanto aqui quanto em São Paulo.

Atual treinador de coudelarias de grande expressão como o Haras Cifra, Haras do Morro e Stud Galope, ele já tem tudo certo no país vizinho, onde ficará alojado no Centro de Treinamento de Quatro Piedras treinando animais do Haras Cifra, Haras do Morro, Stud Coral Gables e Haras Guaiçara.

O embarque dos produtos começará no início deste mês, inclusive Galang – segunda colocada no Clássico Primavera – deve estar no primeiro lote, já que até o início de novembro os animais selecionados para tentar campanha fora do país já terão embarcado.

“Já temos animais do Alexandre (Frare – Haras Cifra), Morro, Coral Gables e Guaiçara que a partir do dia 04 ou 05 devem fazer a primeira viagem”, contou Delmar. “Em meados de outubro devemos fazer outra viagem e no início de novembro outra. Eu devo ir em novembro porque ainda temos animais, como o Halston por exemplo, que vai correr a segunda prova da Tríplice Coroa e se nós formos felizes provavelmente deva correr o Derby Paulista. Também tenho que esperar as férias das minhas filhas, que saem no final de novembro. Então no final de novembro ou no mais tardar início de dezembro já estaremos no Uruguai.”

Delmar sempre foi um treinador respeitado. Inicialmente radicado no turfe paulista veio ao Tarumã, onde conseguiu realmente se destacar. Com os animais do Haras do Morro e principalmente do Haras Cifra/Stud Galope, vêm vencendo diversas provas clássicas. No ano passado ganhou o Derby Paulista (G1) com Galope Americano. Neste ano conquistou vitória nos GPs Ipiranga (G1) e Barão de Piracicaba (G1), além claro, de ter vencido o GP Paraná Jockey Plaza (G3) com Grand Amiga.

Ele falou sobre esta fase incrível que vem vivendo e sobre o desafio de sair de sua “zona de conforto” para encarar o turfe uruguaio.

“É um desafio novo e diferente, mas eu gosto disso”, explicou Delmar. “O meu momento é muito bom, nunca tive um momento como este no turfe, graças a Deus está um espetáculo. E as oportunidades aparecem quando você está bem, como agora. Então a expectativa é muito grande. Claro que existe a vontade de ficar aqui, mas o Uruguai é aqui do lado e este projeto promete muito. Estou muito confiante.”

Delmar tem uma parceria muito forte com o Haras Cifra e ficou muito feliz com a vitória no GP Paraná, principalmente por saber da importância do êxito de Grand Amiga para a coudelaria. Quem o viu logo após a filha de Amigoni cruzar o disco pode ter uma ideia da importância da vitória. Emocionado, falou um pouco do que foi vencer a maior prova do estado com esta farda e desta ligação, que além de profissional tem um lado afetivo muito forte.

“É muito emocionante vencer o GP Paraná, principalmente com esta égua, com esta farda, que tem uma história muito bonita e muito forte por trás disso tudo”, conta o treinador de Grand Amiga. “Quando o Quintana (Ivan) me apresentou para o seu Ciro (Frare), na primeira vez que eu vim foi uma história muito bonita. Infelizmente o seu Ciro se foi, o Quintana também, o Luiz que também esteve próximo… a participação do Alexandre é especial, pois muito mais que ele gostar dos cavalos também existe um apelo muito grande de seguir a paixão de seu pai. Para mim, vencer com esta farda é um presente muito maior do que ter ganho um GP Paraná como profissional. Poder propiciar ao Alexandre, a mãe dele e família a Frare esta alegria foi muito bom. Fazer parte disso para mim é um motivo de muita satisfação.”

É inegável que o turfe paranaense perde um pouco com a partida de um profissional deste nível, mas para quem conhece Delmar Lima Albres fica impossível não torcer pelo seu pleno êxito em solo uruguaio, uma vez que ele também estará levando o nome do turfe brasileiro ainda mais longe. Boa sorte, estaremos na torcida!

*Fotos por Porfírio Menezes.