Publicado no Jornal do Turfe

PENSAMENTO DA SEMANA – “Como o poder corrompe, a demanda da sociedade por autoridade moral e caráter aumenta à medida que aumenta a importância da posição.” (John Adams, segundo presidente dos Estados Unidos)

* HARAS CURITIBANO BRILHOU NO URUGUAI… – Através da maiúscula vitória de GANDHI DI JOB, no Gran Premio José Pedro Ramírez (G.1), disputado na última sexta-feira no Hipódromo de Maroñas. No final como estava previsto recebeu o assédio de Robinson Crusoé, que chegou a dar pala de que poderia derrotá-lo, mas o nosso campeão trazia sobras, conservando 1 corpo. O paranaense Oggigiorno (Pioneering/Haras Santarém), foi o 4º colocado.

* O GANHADOR… – É um filho do nacional Job di Caroline, nascido no próprio haras e com poucas chances de mostrar todo o seu potencial e Fidelidad (Villach King), treinado por Jorge Firpo e pilotado pelo Federico Píriz, que mostrou muita confiança em seu conduzido, quando passou os primeiros 1.200m em 1’13″87.

* JOB DI CAROLINE… – Pai do nosso campeão é um Minstrel Glory e Caroline Di Bond (Good Bond). Em 22 apresentações no Brasil (4 CJ, 13 GV, 5 TR), venceu 5 no Tarumã e 3 na Gávea. Suas maiores façanhas foram na Gávea, quando das vitórias nos GPs Jockey Club Brasileiro (G.1) e José Buarque de Macedo (G.3), além de muitas colocações em provas clássicas. No Tarumã faturou os Clássicos ABCCC (L), Carlos Dietzsch (L), Criadores (L) e o GP Dino Bertholdi. Também possui colocações clássicas em Cidade Jardim. Teve uma curta passagem pelos Estados Unidos, para ser mais preciso foi à raia em 3oportunidades, não logrando êxito, pois teve um sério problema de casco. Voltando ao Brasil foi recuperado vencendo logo em seu reaparecimento, sendo enviado a seguir para a reprodução.
* ELE ANDA IMPOSSÍVEL – Jamais… o treinador Ricardo Bueno Colombo poderia passar em branco na semana do Ramírez. Mandou 2 para o barbante. A primeira com o brasileiro SONHO DE OURO (First American), criação dos irmãos Marcos e Mauro Ribeiro Simon. A segunda – a mais importante – no Gran Premio Pedro Piñeyrua – Copa Microsules, em 1.600m (1’34″75), com o uruguaio JUMP HIGH (Drosselmeyer), de sua criação e propriedade – BGC Thoroughbred.


Job Di Caroline, pai do ganhador do Ramírez 2017

* A PRÓXIMA REUNIÃO NO TARUMÃ… – Está marcada para 30 de janeiro. Na pauta as Provas Especiais Linneu Ferreira do Amaral, em 1.900m, para Produtos de 3 e mais anos (Pesos Especiais) e Alcides Coltri, em 1.400m, para Éguas de 3 e mais anos (Pesos Especiais).

* NA ESTREIA – PLANET TRAILBLAZER, um Pioneering e Rubídia (Redattore), venceu na primeira em AQUEDUCT (EUA). Potro que foi adquirido junto ao Haras Las Madres quando desmamado e recriado pela COUDELARIA COLAÇO, foi exportado ainda inédito após ser arrematado pelo treinador Antonio Carlos Ávila (Pirata) no Leilão da Seleção da ABCPCC de 2015. “Não poderia ter maneira melhor de começar 2017. Muito obrigado a todos por essa conquista, dever cumprido!”, declarou Guilherme Colaço.

* FICOU COM A DUPLA – Na única… inscrição de animais oriundos do Tarumã em Cidade Jardim, ÓTIMO CORREDOR (Stud Fenômeno – J.Cesar), não conseguiu manter a ponta, sendo dominado nos metros finais.

* PERSONAGEM DA SEMANA – Mais uma vez volta a pontificar a criação paranaense com a vitória de GANDHI DI JOB na maior prova do turfe uruguaio, o GP Ramírez (G.1). Nossos parabéns a Ricardo Lacombe Trombini e sua equipe por mais esta conquista. 

* ROBERTO BELINA… – Acompanhou via “telinha” a 2ª vitória do seu crioulo OXIGÊNIO PURO (Refuse To Bend e Uma Gracinha por Know Heights), no último sábado em Cidade Jardim, quando suplantou o favorito Ebuliente por 3/4 de corpo. Percorreu os 2.000m, grama macia, em 2’03″759.

* NO FINAL – HEINZE, deu ao Haras Springfield mais uma vitória como criador e proprietário. Sua conquista foi decidida nos metros finais, quando conseguiu livrar vantagem. Trata-se de uma Amigoni e Pretty Amour (Choctaw Ridge). Correu 9 carreiras na Gávea para conseguir a sua 2ª vitória (1.400m-AM – 1’28″82).
* RECEBEMOS… – Do nosso amigo Rubens Luiz Ferreira Gusso, responsável pelo setor de marketing, informações sobre o site do clube. Informa-nos que foram 370 postagens publicadas no ano de 2016. A faixa etária principal dos visitantes é de 18 a 27 anos. No FACEBOOK o número de seguidores é de 9.534; número de curtidas: 9.593; número de visitas à página do Jockey Club do Paraná: 46.356.

* EVENTOS – A área de marketing estuda formas de atrair novo público para as noturnas. Em 2017, deverão ser programadas atrações para novos aficionados.

* SOMENTE UMA – OLD SAFE BET, por Pioneering e Heredis, cria do Santarém, foi o único paranaense a vencer no último domingo em Cidade Jardim, proporcionando um belo rateio. Foi a 4ª vitória do neto de Parme. Mandou para os 1.600m, areia macia, 1’35″430.

* PARANAENSE VENCE EM MAROÑAS – IN SALUTE de criação da BGC Thoroughbred, filha de Salute The Sarge e Espetáculo (Soberbo), faturou a 4ª prova do último domingo. Continua invicta em 3 saídas.

* HARAS DOS GIRASSÓIS… – Marcou ponto em Maroñas, com a favorita FABIAN (Tiger Heart e Sweet Desejada por Roi Normand), vencedora do Handicap Especial Eugenio J. Lagarmilla, em 1.400m, areia. Em 9 atuações em Cidade Jardim, logrou êxito em 3. Em Maroñas 6 apresentações, com 1 vitória.

* O REPRODUTOR…SALUTE THE SARGE (Forest Wildcat e Dixie Ghost por Silver Ghost), ora alojado no Haras Cima, brilhou com seus filhos em 4 carreiras, sendo 1 em Maroñas e 3 na Gávea.

* GÁVEA – Foram… 5 vitórias de paranaenses na última e primeira reunião do ano. Depois de 2 segundos, FAMOSA CARMEM (Put It Back e Analu por Roi Normand/Haras Santa Rita da Serra – Fabrício Borges), confirmou (1 GV – 1.400m-AL – 1’28″77). Desta feita SERESTEIRA (Redattore), não quis saber de conversa (4 GV – 1.100m-AVL – 1’08″59). Brilhou MALAQUITA SARGE (Salute The Sarge e Patatá por Carload/Haras Cima). Deixou para trás os mais jogados (4 GV – 1.200m-AVL – 1’16″35). E o Haras Palmerini faturou mais uma, desta feita com HIROKO (Impression e Vassourinha por Pour Henri). Ganhou por 4 corpos (1 GV – 1.200m-AVL – 1’15″96). O Haras Valente também deixou a sua marca com HOMEOPATA (Bonapartiste e Etoile Bleu por Roi Normand), confirmando o seu retrospecto (4 GV – 1.500m-AL – 1’37″38).

* O DOMINGO – Começou com a fácil vitória de ITAUBA SARGE, um Salute The Sarge e Jambalaia Blues (Tokatee), criação do Haras Cima (10 GV – 1.200m-AVM – 1’15″09). Voltou a brilhar o Haras Cima, desta vez com a “desprezada” ARAGONITA SARGE (Salute The Sarge e Colony Of Love por New Colony), que venceu nos dois últimos pulos, com uma pule de 8 andares (1 CJ, 2 CR, 3 GV -1.100m-AM – 1’08″99). Na prova de encerramento DADINHO, um Siphon e Queen Ambitious (Burooj), criação do Haras Santa Rita da Serra, ganhou em final difícil (2 GV – 1.300m-AM – 1’22″28)